O AMANHÃ A DEUS PERTENCE

Mais um ano renasce: 2020. E com ele a esperança de alcançarmos tudo o que não foi conquistado no ano anterior. Para muitos de nós essa tradição era uma rotina, sempre carregada de muita energia positiva. O que não deu certo poderá dar agora! Essa expressão dita ou pensada por muitos, de repente é interrompida, paralisada por uma epidemia causada por um vírus. Já convivemos com vários vírus, é verdade! O vírus da corrupção, da violência, da injustiça, da intolerância; enfim, porém nenhum deles nos distanciou tanto de quem amamos ou do que amamos: nossa família, amigos, trabalho, lazer. Tudo parecia tão comum que às vezes nem dávamos o devido valor. Nunca imaginamos que esse "tudo" iria fazer tanta falta. O desejo de termos nossa vida de volta é inegável! Porém, acredito que nada será igual, pois aprendemos a nos reinventar. As redes sociais, nesse novo mundo. com certeza encurtou a distância das pessoas que mais amamos, assim como também do nosso trabalho, dos nossos alunos, professores, amigos. Encurtou até as nossas limitações em seu uso. Aprendemos a realizar coisas até então anônimas nas redes sociais. Mas aprendemos também a conviver com o suficiente e dispensar o supérfluo. Nem sabíamos que sobreviveríamos sem tantas coisas que até então considerávamos indispensáveis. Nos tornamos mais frágeis diante da situação ocasionada por essa pandemia. O medo tomou conta de nós, independente de cor, raça, sexo, condições financeiras. Hoje vivemos no mundo dos iguais. Tudo paralisou! Inclusive nós. Mais também nos tornamos iguais na esperança de que esse mal que assola o mundo possa ir embora de forma tão inesperada assim como veio. Que aprendamos a lição! O amor e a fé são os antídotos que podem combater qualquer mal. Mas Deus é quem nos faz acreditar que nada é para sempre!