O que a sabedoria não é

1. (Apenas) erudição máxima

A sabedoria não é apenas saber por saber, como se fosse um passatempo, mas, também, que boa parte do conhecimento humano tem como finalidade servir de parâmetro no julgamento de nossas ações.

A sabedoria se principia e se limita de acordo com o potencial do indivíduo.

Também não é apenas sobre valores quantitativos, de quanto de conhecimento que consegue acumular, mas de proporção e precisão de verdades ou conhecimentos que compreende e internaliza, em relação a crenças, expectativas e desejos (opiniões subjetivas) equivocadamente racionalizados como fatos, isto é, do quão consciente sobre verdades e mentiras você está.

A sabedoria, como essência da filosofia, é a sanidade ou a lucidez máxima.

A qualidade do conhecimento também é muito importante, de modo que, não basta saber muito se não tiver como núcleo de sua consciência as verdades mais derradeiras, que são as existenciais, por exemplo, de que é muito provável que não existe vida ou existência após a morte.

O autoconhecimento é, de fato, o aprendizado mais importante que o indivíduo deve desenvolver se almeja melhorar sua compreensão objetiva, essencial e prática do mundo, pois é por aí que aprende sobre seus limites e potenciais, de onde que está começando e até onde pode chegar, inclusive quanto ao alcance ou clareza de sua percepção/inteligência.

2. Bondade absoluta

Se a sabedoria é a busca pelo conhecimento e/ou pelo esclarecimento, então, a bondade absoluta, derivada de certas mitologias, tal como o budismo e o cristianismo, sintetizada pela frase "fazer o bem sem olhar a quem", parece ser o oposto de (buscar) ser "sábio", se é sempre importante saber antes, durante e depois de julgarmos ou praticarmos ações, por exemplo, sobre "para quem", até para sermos realmente justos e, assim, evitarmos resolver problemas mas causando outros.

3. Religião

Se a sabedoria é a busca pelo conhecimento ou pela verdade para, então, agirmos com base no que é verdadeiro, possível, necessário e ideal, a religião, como mitologia, é o oposto, porque distorce verdades e, justamente as mais importantes, as existenciais, para corresponder a desejos, expectativas e crenças de muitas pessoas, mas não à própria sabedoria de esclarecer o máximo que puder.

A sabedoria não é apenas de buscar saber para saber, mas, também, de saber o que não sabe, de ter a humildade de aceitar que/ou quando o nosso nível de conhecimento está mais limitado. Em contraste, pela religião, como mitologia, despreza-se qualquer necessidade de que existam evidências para comprovar o que determina como "verdade suprema" e/ou, no mínimo, que se baseie na lógica, quando/se não é possível provar de maneira rigorosa que suas crenças são baseadas em fatos.

4. Experiência

A sabedoria só vem com a idade, certo??

Mais velho, mais experiências de vida acumuladas, mais conhecimento, certo??

Não. Muitas pessoas que já estão na terceira idade não se tornaram mais sábias como se bastasse a velhice para tal. E tem jovens que já demonstram grande ponderação e poder de análise e julgamento.

É verdade que a sabedoria acontece pelo aprendizado da experiência mas, também, da percepção, aliás, qualquer esclarecimento é importante. Mais experiência de vida, portanto, não é o mesmo que mais conhecimento.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 13/09/2020
Reeditado em 08/01/2023
Código do texto: T7061984
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.