A enganosa estatística do coronavirus

É preciso cuidado na interpretação das notícias. A maior parte da mídia parece se comprazer nas informações negativas e raramente falam no número de pessoas curadas.

Agora atenção. Vamos dizer que a Globolixo ou outra emissora noticie mais ou menos 5 milhões de brasileiros infectados (não chegou a tanto ainda) e 150.000 mortes (também ainda não chegou). Do jeito que noticiam o cidadão (ainda mais nessa época em que as pessoas esquecem de raciocinar) é levado a acreditar que esses 5 milhões são brasileiros infectados agora, e todos vivos.

Ora não é nada disso. A estatística se refere ao total de infectados desde o início da epidemia. Desse total você tem que subtrair os curados (que já são muito mais de quatro milhões) e os mortos. O que sobra, que não é porcentualmente muito, é o número estatístico de infeccionados agora. Número aproximado é claro, até porque é algo que muda diariamente.

Se você quiser informações mais completas assista ao noticiário da TV Canção Nova, canal 20 da televisão aberta, de segunda a sexta às 18.45, pois nele, por ser uma emissora católica, não se procura aterrorizar o povo. E ali se dá o número de curados e a taxa de letalidade, que vem caindo lentamente.