MINHA CASA MINHA INCLUSÃO!(VOCÊ CONCORDA COMIGO?)

ESTOU NO NONO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO E ME FOI ESSE O TEMA PEDIDO PARA QUE EU ESCREVESSE UMA REDAÇÃO DISSERTATIVA ARGUMENTATIVA. DEIXEM CRITICAS NOS COMENTÁRIOS POIS SEI QUE TEM VÁRIOS PROFESSORES AQUI! ESPERO QUE GOSTEM!

TEMA: O DIREITO À MORADIA E A INCLUSÃO SOCIAL

MINHA CASA MINHA INCLUSÃO

A Constituição Federal que vigora atualmente resguarda dentre suas garantias fundamentais, o direito de cada cidadão à moradia. Entretanto, nem em um passado distante como atualmente, esse direito não é devidamente atribuído a população, visto que o déficit habitacional brasileiro alcança números exorbitantes hodiernamente.

Desse modo, o acesso a moradia torna-se uma das maiores problemáticas brasileiras. Nesse âmbito, o professor de direito urbanismo e ambiental de Londres, Edésio Fernandes, constatou que há 6,9 milhões de famílias sem casa, no entanto, há 6 milhões de imóveis vazios; comprovando o fato de que o problema não circunda unicamente a moradia física em si, e sim a inclusão social do indivíduo para a posse da mesma.

Visto isso, percebe-se que o déficit habitacional está diretamente ligado com a inclusão social. Assunto pleiteado pelo pesquisador Luiz kohara, que profere a seguinte frase: “A moradia é a base central da inserção social”, ou seja, não há possibilidades de que haja inclusão social se um direito fundamental não for resguardado preliminarmente. Portanto, a inserção de um indivíduo à sociedade vem subsequente ao acesso à moradia.

Em suma, a problemática só será resolvida com a ação de movimentos sociais lutando a favor do direito à moradia, usando a constituição e a pressão popular ao seu favor. Assim como, o governo deve incentivar a inclusão social, criando programas que visem à conquista da moradia; e o melhoramento de programas já existentes de resultados significativos, como o Minha Casa Minha Vida. Só assim, haverá uma população inserida socialmente e com déficit habitacional inexpressivo.