O Banco Africano de Desenvolvimento, 118 milhões de euros para combater Coronavírus a Marrocos

O Banco Africano de Desenvolvimento (PAD) tem aprovado, mês de outubro passado, um financiamento de cerca de 118 milhões de euros para o programa de apoio à melhoria da protecção social e saúde pública no reino de Marrocos, face ao combate da epidemia de Covid-19.

Para combater a crise da epidemia e permitir um atendimento rápido e eficaz aos pacientes, o programa do Banco africano apoia um plano de fortalecimento da infraestrutura de saúde no Marrocos, aumentando o serviço de atendimento e a intervenção. Tal programa também vai ajudar o governo a controlar a situação, através de unidades especializadas.

 

O objetivo ao longo prazo é de fortalecer as infraestrutras da saúde pública e garantir um sistema de saúde eficaz a toda a população.

Mohamed Al-Azizi, Diretor Geral do Banco Africano de Desenvolvimento para o Norte da África sublinhou ao dizer: 

"Tem que empenhar no sentide de ajudar o Marrocos a enfrentar este problema de saúde, sem precedentes", acrescentando, "a prioridade é apoiar a resposta de saúde do Reino contra esta epidemia". 

Esses esforços devem continuar a longo prazo, fortalecendo a capacidade do sistema de saúde do país face ás eventuais crises.

 

Concretamente, o programa de saúde pública visa a aquisição de 666 leitos adicionais de reanimação, com uma capacidade total de 1.350 leitos equipados. 

O que possiblita a Marrocos fornecer testes de triagem adequados, produtos e equipamentos farmacêuticos. 

Além disso, 78 emergências vão permitir aos hospitais ampliar as  suas capacidades, graças ás plataformas técnicas.

O comunicado do Banco disse que o financiamento também visa a mobilização de emergência de médicos e paramédicos, aprimorando o sistema sanitário, bem como diminuir os casos de novas infecções. 

“Contando com mais leitos, ventiladores, serviços de emergência, além de projetos postos para melhorar ainda mais o atendimento ao paciente”. Segundo, Leila Farah Moghadam, representante do Banco Africano de Desenvolvimento no Marrocos, ela sublinha. "A resposta é abrangente, ela tem como objetivo as dimensões econômica e social." No final de maio, o Banco disponibilizou 264 milhões de euros para apoiar o programa contra a pandemia,  o qual mitiga as repercussões económicas e sociais.

De acordo com o comunicado, o programa de apoio à melhoria da proteção social e enfrentando tal epidemia de Covid-19, com base no empréstimo inicial do programa, O que levou a atingir as metas mais rapidamente. Graças ao plano de enfrentamento da epidemia de Covid-19, baseado sobre  a construção, por exemplo, de um hospital regional a Guelmim, e um outro especializado a Ouarzazate, com a capacidade de 140 leitos cada um.

 

Tal projeto prevê, paralelamente, a implantação de 144 unidades especializadas no atendimento a portadores de necessidades especiais, melhoria da infraestrutura e equipagem de 100 dispensários na zona rural, equipadas com material de telemedicina, possibilitando o atendimento rápido aos pacientes. 

Lembrando que o Marrocos é um dos membros fundadores do Banco Africano de Desenvolvimento, 1964. Sendo que o compromisso do banco com o Reino ascende a quase 10 bilhões de euros mobilizados em vários setores, em particular da saúde, do desenvolvimento humano, de energia, de água, de transporte, de agricultura e setor financeiro.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador unversitário- Rabat, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 06/11/2020
Código do texto: T7105375
Classificação de conteúdo: seguro