Cidadania em descaso.

Cidadania é hoje um exercício de poucos, levando-se em consideração o efetivo significado da palavra.

A maioria do povo tem seus direitos básicos cerceados, pois, a instituição Estado já não funciona mais. Em decorrência disso, existem duas sociedades distintas: Uma que vive e outra que sobrevive. Enquanto para uma é garantido o pleno exercício da cidadania, à outra é tirado o pão de cada dia.

A ausência de políticas sociais voltadas às necessidades básicas dos indivíduos, aliada à decadência por que passa a educação hoje, temos um modelo de sociedade excludente.

Se possível fosse ressuscitar alguns valores perdidos ao longo do tempo, pela ambição e egoísmo, talvez se pudesse ter uma sociedade diferente, onde a ética humana ocupasse o centro das relações sociais, políticas, econômicas e culturais.

A justiça social é a alavanca do desenvolvimento, mas para concretizá-la há necessidade de se resignificar o humanismo a muito esquecido pelos que detém as rédeas da sociedade.

E o cidadão onde fica? Fica onde estar, à espera de que um dia possam lhe proporcionar alternativas para viver condignamente com os seus.

Ângela Morais
Enviado por Ângela Morais em 27/10/2007
Reeditado em 07/11/2007
Código do texto: T712812
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.