As irregularidades suscitadas nas universidades e faculdades do reino

A cidade de Agadir, conhecida pela grande e antiga Universidade Ibn Zahr, objeto de fatos irregulares e anti-constitucionais, ultimamente foram citados e denunciados por parte do corpo docente, estudantes e sociedade, junto ás autoridades superiores marroquinas para intervir.

Aguardando uma reação do Ministério do Ensino superior, Amzazi, através de um comitê de inspeção, para dar início ao “programa de bacharelado”, direcionado à escola anglo-saxônica que visa desenvolver as competências sociais entre os professores e alunos, no auge da glória, de uma possibilidade desenvolver um novo sistema que traga mudanças importantes ao nível da educação universitária no Marrocos.

Enquanto isso, a universidade marroquina continua ainda convivendo com algumas práticas negativas, seus heróis alguns administradores e professores, alguns dos quais atuam no quadro como se disse ´numa pesca de polvo nacional em águas turbulentas´indo ao encontro do valor científico da Universidade Marroquina.

As fontes revelaram que as faculdades da Universidade Ibn Zahr, por sua vez, conheceram práticas que atingem o cerne de uma das artigas constituições do Reino, em termos da igualdade de oportunidades, exemplo da facilidade para os filhos e filhas de professores a ingressar no doutorado, e sem que a administração interfira ou não nestes diferentes processos e situação irregular.

Nossas fontes acrescentaram que cerca de quatro professoras se beneficiaram imaterialmente da posição de seus pais na Faculdade de Artes e Humanas para concluir de uma forma ou de outra seus doutorados, acabando ser empregados em diferentes faculdades, e pólos da Universidade Ibn Zahr, tal jornal detém nomes de uma das seleções facilitadas, tanto quanto para as esposas de outros professores ou outros preparados para ingressar novas posições.

Por outro lado, neste contexto do processo de "clientelismo e nepotismo", persiste o sofrimento de diferentes alunos com professores orientadores, à luz do silêncio total da administração, e de alguns professores orientadores, praticando ações longe dos valores da universidade, pois o aluno se vê pagando o imposto dos anos de formação no doutorado.

Outro escândalo revelado pelas fontes da Faculdade de Artes e Humanas, cujo funcionário defendeu a sua tese, cuja comissão concedeu-lhe o título de "honorado" devido ao seu fraco esforço acadêmico. No entanto, a comissão de seleção da Faculdade de Artes e Línguas descobriu que o recurso "honorado" foi alterado para "muito honrado".

Tal fato é considerado pelo comitê uma fraude flagrante, violando as regras de integridade científica, exigendo a abertura de uma investigação pelo ministro Amzazi para impedir os métodos irregulares de alguns, que mancham a imagem da formaçãoa académica no Marrocos.

Quanto ao ponto que transbordou a taça, a exclusão de um aluno da candidatura para tornar-se um professor do ensino superior da Faculdade de Letras e Letras Ait Maloul, concedindo o cargo ao chefe de um dos grupos territoriais, objeto de entre outros processos nos tribunais marroquinos, levantando muita polêmica.

Segundo as fontes de tal faculdades e do jornal, a prática de "favoritismo" um dos elementos que facilitam o processo de seleção do tal presidente do grupo, levantando muitas questões sobre as quais suspeitas a este respeito, perante o o silêncio da administração da faculdade, e diante desta violação flagrante, sem permitir o verdadeiro espírito de igualdade de oportunidades de acordo com a constituição do Reino para todos os marroquinos.

Uma aluna tem apresentado ao ministério da tetula, quarta-feira passada, 16 de dezembro de 2020, uma queixa, objeto do resultado divulgado, sexta-feira, dia 18 de dezembro de 2020, pois sabia que foi objeto de uma trama e imparcialidade.

Quanto à Faculdade de Direito Ait Malloul, vários alunos protestaram contra a sua admissão ao curso de mestrado e acusaram a administração de clientelismo, exigindo a divulgação dos critérios adotados pelas comissões de mestrado, bem como da exclusão dos alunos em troca da aceitação de alunos com pontos fracos.

Por outro lado, há um grupo de professores que encontram obstáculos e dificuldades de promoção, devido as suas atitudes em relação à administração, ou por motivo de anseios de favoritismo, bomba a explodir, citando o caso da universidade do professor universitário, fileira portugués, entre um pesquisador com experienças e escolaridades bastante vastas, da quesão america latina e outro limitado ao lado exclusivo portugues.

Lahcen el MOUTAQI

PESQUISADOR UNIVERSOTARIO, RABAT- MARROCOS

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 19/12/2020
Código do texto: T7139177
Classificação de conteúdo: seguro