A Mauritânia sufoca a "Polisário" e mantém uma região militar de fronteira com o Marrocos

A Mauritânia iniciou o seu grande projecto ao nível da fronteira norte com Marrocos, a este efeito o governo de "Nouakchott" aprovou um projecto de decreto, estabelecendo uma zona de "defesa", sensível no norte do país ao longo da fronteira marroquina.

As autoridades mauritanas consideraram que a área envolvida com este projeto, "considerada vazia ou desabitada, podendo constituir locais de passagem para terroristas, narcotraficantes e grupos do crime organizado". Tal projeto veio semanas depois de "bandidos", infiltrar na zona tampão de Guerguerat na fronteira com a Mauritânia.

Tal projeto de decreto, de acordo com um comunicado do conselho de governo da Agência de Notícias da Mauritânia considerou que “as coordenadas dos traços fundiários, incorporando as fronteiras desta região,  localizado ao norte, base vazia ou desabitada, composta de pontos de passagem de terroristas, ou de traficantes de drogas e grupos do crime organizado.“

Considerando, a Mauritânia disposta, através da construção de uma zona de defesa no norte do país, visando a bloquear os escoadouros da Polisario,  procurando a chegar às zonas tampão, zona cobiçada das terroristas, dos narcotraficantes e dos grupos do crime organizado.

Nouakchott visa com este projeto evitar qualquer colisão com os partidários da Polisario,  protegendo a área vazia entre as suas fronteiras ao norte e a fronteira marroquina, bem como bloquear a estrada contra os bandidos, acostumados a aproveitar do vasto território da Mauritânia, sem qualquer controle, caminho para chegar a Guerguerat.

Marrocos e a Mauritânia trabalham para consolidar a cooperação e reforçar as medidas de controlo da segurança da passagem conjunta da fronteira terrestre "Guerguerat",  criando os mecanismos de cooperação bilateral para combater o terrorismo e o crime organizado de trânsito neste tenso posto avançado do Saara.

Em fevereiro passado, o Marrocos e Mauritânia realizaram a primeira reunião do comitê militar misto, tratando de um memorando de entendimento, assinado por Rabat em 2006, uma medida que incomoda a Frente Polisário separatista.

A Frente separatista pretende a fraca coordenação militar e segurança entre Rabat e Nouakchott, ao se infiltrar na passagem da Guerguerat de vez em quando, causando caos e chamando a atenção da comunidade internacional ao tirar algumas fotos do local de forma ilegal.

As Semanas atrás, os garimpeiros mauritanos foram submetidos a um bombardeio de advertência pelas Forças Armadas Reais, quando se aproximavam da berma. A mídia mauritana tem informado que os carros dos garimpeiros de superfície, atenderam a um bombardeio de “alerta” pelas unidades marroquinas, implantadas ao longo do paredão de areia perto da cidade de Bir Um Akrine.

Em novembro passado, a Mauritânia tem reforçado as suas posições militares ao longo da fronteira com o Marrocos, evitando qualquer crise da passagem do Guerguerat perto da fronteira ao norte deste país. Tais autoridades da Mauritânia foram alertadas sobre os garimpeiros para não se aproximarem da fronteira onde se acenderem as luzes dos carros durante a noite.

Lahcen EL MOUTAQIProfessor universitário 

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 09/01/2021
Reeditado em 09/01/2021
Código do texto: T7155896
Classificação de conteúdo: seguro