Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

LIVROS: PORTAS ABERTAS PARA O SONHOS

(Esta foi minha redação do ENEM de 2006. Tirei 9,8, mas não recebi a bolsa porque minha renda familiar era alta, se comparada com a da maioria. Não mexi no texto, porque acho importante compara-lo com os de agora, já que curso Jornalismo).

   
   Uma simples folha de papel escrita que, a um piscar de olhos parece insignificante, quando submetida à leitura abre imensos caminhos para os sonhos e a imaginação. Esta imaginação nos faz sentir vontade de seguir em frente, desvendar o universo e seus mistérios ao nosso redor.
   Crianças crescem emergidas num mundo gradativamente hipócrita e banal, sendo influenciadas, em sua inocência, a registrar imagens e situações agressivas a seus frágeis e pequeninos olhos cada vez menos esperançosos. Uma vez apresentadas à leitura, estas crianças – não diferente de nós – passam a viajar em um espaço de sonhos e alegrias, diversão e fantasia.
   Uma única palavra lida no outdoor de uma esquina nos leva a milhares de explicações e idéias para relacioná-la. Porém, tal efeito não se resume a palavras. Ler é, na verdade, desvendar o que se esconde dentro da complexidade de imagens, sons, olhares e gestos.
   Livros são portas abertas para a fuga da realidade. São universos de sensações inexplicáveis que o desligam por instantes, completa e inacreditavelmente da maldade, frieza e ignorância do mundo com que contrasta. Fa-lo fugir de si mesmo, das concepções calculistas e inescrupulosas que são adquiridas erroneamente com a mediocridade do meio em que vivemos.
   A arte da leitura nos transporta a um universo mágico, de descobertas e surpresas. Desenvolve pensamentos, cria possibilidades, complementa e adiciona cultura e conhecimento a cada um de nós.
   Ler é, sem dúvida, a relação entre o concreto e o abstrato, o certo e o incerto. É a magia que transforma amargura em esperança, lágrimas em sorrisos, que faz brotar a alegria e estufa corações com a pureza, o amor e a beleza de um sonho.
Lorraine Amorim
Enviado por Lorraine Amorim em 30/10/2007
Reeditado em 06/01/2010
Código do texto: T716326

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Lorraine Amorim "http://recantodasletras.uol.com.br/autores/loamorim"). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Lorraine Amorim
Imbituba - Santa Catarina - Brasil, 28 anos
27 textos (4269 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 12/12/17 07:03)
Lorraine Amorim