Necessidade e importância do planejamento

Muitos diriam que planejamento é uma perda de tempo ou mesmo um mal necessário para satisfazer necessidades burocráticas. Contrariando estas expectativas ou visões mal formadas do planejamento, digo que planejamento é um bem necessário para a construção da mudança de comportamento; de realidade.

O planejamento, em verdade, está intrínseco na profissão de professor, embora sejam considerados sem valor por aqueles que simplesmente passa pela sala de aula para fazer chamada, tomar conta de alunos, repetir o que está no livro e aguardar o horário passar. E é bom ressaltar que o aluno, por mais apático que seja, conhece e percebe os atos e atitudes do professor. Se está nas mãos de nós, professores, o árduo serviço de transformação, de transmitir e receber saberes e proporcionar materiais para tornar nossos alunos portadores de saberes e de reflexão critico - transformadora; para que isto ocorra, se faz necessário a programação de um bom planejamento. Porém um planejamento maleável, onde em certas condições e necessidades seja possível abrimos um parêntese para abordagens não previstas anteriormente, porém surgidas e necessárias. Como exemplo, professor em sala de aula ministrando conteúdo planejado de filosofia e surge por parte dele ou dos alunos alguma notícia sobre violência, aborto, etc. O que fazer? Se formos agentes transformadores e portadores de um planejamento maleável, nada melhor que aproveitar a oportunidade para explicar ou debater o tema e traze-lo, se possível, para a realidade da aula ministrada. O que não podemos é nos prendermos ao conteúdo didático e nos afastarmos da realidade.

O planejamento é, enfim, de suma importância e necessário ao professor que ama sua missão, e mesmo para os que estão de passagem; mas o planejamento só tem sentido e resulta em frutos, quando realizado com sabedoria.

BJ Duarte
Enviado por BJ Duarte em 02/11/2007
Código do texto: T719750
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.