Análise-relâmpago de dois estereótipos e 1/2 sobre ateus

"Ateus são chatos"

Em média, parece ser verdade mesmo.

Mas, religiosos, talvez a maioria, também são bem chatos, e com agravantes, por exemplo, o fato de muitos deles serem mal caráter* e hipócritas.

* Parece até mais do que de ateus.

Ainda em relação a ser chato, é de conhecimento ou vivência de muitos brasileiros que, quase toda igreja evangélica sempre coloca sua cantoria brega no volume máximo, durante os seus culto$, sem se importar com o bem estar da vizinhança... Esse é apenas um exemplo trivial sobre a falta de noção básica por parte daqueles que adoram nos chamar de chatos...

"Ateus são arrogantes"

A priori não, pelo contrário, porque não adulteram a (muito provável) verdade de que deuses não existem (uma das mais importantes de todas), aceitando-a mesmo que isso resulte em sofrimento ou angústia. No entanto, em suas interações, nas redes sociais ou pessoalmente, especialmente com os que creem, muitos ateus acabam agindo com arrogância. De qualquer maneira, é uma arrogância com causa parcialmente justificável: ter que lidar com uma maré de pessoas que também são arrogantes e que, para piorar, são as que mais espalham notícias falsas e ódios irracionais pela internet.

"Ateus são depressivos... são imaturos... são..."

Não importa o que "ateus" possam ser, se em média ou desproporcionalmente, porque o que mais importa é que eles ou nós estamos mais certos pelo nosso ceticismo em relação à crença em divindades, também por causa de suas consequências muito negativas ao longo de toda história humana e até à atualidade.