Por que a luta contra a homofobia? E por que Camille Paglia (também) tem razão?

Homofobia (bifobia, transfobia...) no sentido de preconceito* contra qualquer um que se encaixe em categorias sexualmente diversas.

*generalização pejorativa

Não é um evento raro, infelizmente.

Imagine que você está andando na rua com os seus amigos e vocês têm em comum o fato de terem narizes grandes. Acabaram de sair de uma festa, estão felizes, celebrando a vida, fazendo mal para ninguém, talvez um pouco alterados pelo álcool, mas, de qualquer maneira, vocês estão andando no centro de uma cidade onde carros passam a toda hora e abafam qualquer euforia particular. Do nada, aparece um bando de vultos nas sombras da noite e começam a atacá-los verbal e fisicamente. Um dos seus amigos ficou gravemente ferido. São covardes, irracionais, enfim, criaturas desprezíveis que não deveriam sequer existir ou que, na desgraça de ainda existirem, deveriam estar presas em jaulas e tratadas exatamente pelo que são, "animais selvagens" e perigosos. (A comparação com animais se faz necessária para melhor entendimento, mas eles são evidentemente superiores a esses flagelos). Você consegue escapar do pior, mas, está difícil de entender e aceitar. O que era uma celebração da alegria e da vida se transformou em um pesadelo. Eu estou falando de você. Se coloque no lugar. Finja por um instante que esses são você e seus amigos. Então, você acaba concluindo que foram atacados apenas por serem narigudos porque, na sociedade onde vivem, existe muito preconceito contra essa característica. Um sentimento de ódio, injustiça e impotência toma conta de você.

Na realidade, esse relato de violência realmente acontece, não com narigudos e, sim, com LGBTs. Porque, dependendo de onde está, de como se veste ou de como age, atos de crueldade e vindos, em sua maioria, de pessoas que você nunca viu na vida ou que desenvolvem antipatia por você apenas por sua identidade sexual, podem acontecer diária, semanal, mensal e se tiver sorte, esporadicamente. Gente que não paga as suas contas, que não te pôs no mundo e mesmo se tivesse colocado, ou que não sabia da sua existência até alguns segundos atrás, acredita estar no direito de lhe dizer o que é certo ou errado, de acordo com o que pensa/sente, de debochar, xingar, lhe "desumanizar", apenas porque não foi com a sua cara, sua roupa, cor de cabelo, seu jeito de ser ou de se comportar e que, a priori, não faz mal a ninguém.

Como você chamaria isso??

De injustiça, certo??

Pois é isso que qualquer forma de preconceito (especialmente o irracional) se consiste.

Me responda com honestidade, você gostaria de ser vítima de injustiças??

Você odeia hipocrisia??

Pois parece fácil de se concluir, a partir desse exemplo, que a luta contra a homofobia é bastante justa...

Mas, da mesma maneira que a Camille Paglia, famosa intelectual estadunidense, aconselha às mulheres feministas que, se querem mais liberdade, então, precisam aprender a se defender dos perigos que, por ventura, poderão encontrar, para não ficarem excessivamente dependentes da proteção do Estado (polícia), eu também me atrevo a dar esse conselho aos LGBTs, de buscarem/buscarmos aprender técnicas de autodefesa e de detecção de riscos se, na hora de marcar encontros casuais que podem ser armadilhas de homofóbicos psicopatas, de saberem/sabermos quais espaços públicos estarão mais confortáveis e seguros para expressar afetos e de conseguirem/conseguirmos reagir em situações de violência, tal como a do exemplo real que usei, no início do texto.