Quem é mais corrupta, esquerda ou direita??

Minha resposta no Quora:

Eu vou compará-las apenas pela história do Brasil (porque se aplica a praticamente todos os países), pra você ter uma ideia.

Apenas pense que, durante quatro séculos consecutivos, ocorreu a escravidão/genocídio "lento" e lucrativo de milhões de pessoas, em sua maioria, inocentes, planejado por uma das instituições conservadoras ou tradicionais mais antigas, a monarquia. Em termos de corrupção de todos os tipos, o Brasil-colônia foi um projeto podre de nação. Aí, veio a independência e, aqueles que se opuseram à mudanças extremamente necessárias, tal como o tardio fim da escravidão, adivinha, eram conservadores… Veio a república e muitos dos descendentes da mesma "elite" que, colaborou com a pilhagem das novas terras e a escravidão de inocentes patrocinadas pela coroa portuguesa, durante o período colonial, se mantiveram confortáveis no poder, juntamente com uma crescente elite de novos ricos de origem imigrante. A grande maioria deles eram conservadores. Durante todo esse período, da política do café com leite, do estado novo e da ditadura militar, o predomínio da direita foi significativo, claro, com avanços progressistas, mas mais isolados. Porque onde havia um progressista lutando pelo bom senso havia um conservador lutando para manter seus privilégios ou dos seus patrões. Eu não estou exagerando. Essa é uma maneira realista de interpretar a política a partir dessa perspectiva de espectro ideológico.

Então, pela primeira vez na história desse país, um político legitimamente de esquerda, Lula, foi eleito presidente (e que não foi impedido por nenhum golpe). Isso foi muito recentemente, 2002. Deu no que deu. Muita corrupção (detalhe que a maioria dos partidos participaram, especialmente os do "centrão"), tentativa de aparelhamento do estado (mas nada perto do que está acontecendo agora), medidas claramente autoritárias e, sim, muitos avanços sociais, diga-se, a maioria, superficiais. De qualquer maneira, apenas pense na enorme diferença de domínio político e cultural de conservadores e progressistas no Brasil e os seus efeitos ao longo do tempo. Ainda preciso falar sobre o fenômeno do falso socialismo, que ocorre em praticamente todos os países que têm passado por revoluções populares e adotado um suposto socialismo como nova forma de governo. Mesmo se você não concordar que, não tem como ditaduras de "esquerda" serem reflexos de sociedades que pregam por igualdade, fraternidade e liberdade, ainda assim, a quantidade de m.. que a direita já fez e que continua a fazer, inevitavelmente, lhe dá o título de mais corrupta, quase como se fosse a sua própria natureza e não um desvio de conduta.