O problema da ideologia anti-manicomial

É o seu extremismo de pregar que qualquer forma concreta de contenção de potenciais perigos para a sociedade ou de "recolhimento" de indivíduos com condição psiquiátrica sem lugar para ficar, tenha que ser totalmente abolida.

Sim, no passado recente e, particularmente no Brasil, os manicômios, sob a tutela de ''autoridades'' conservadoras, encarceraram muitos indivíduos apenas por serem: autodeclarados comunistas, ''homossexuais'', mendigos...com destaque para o "hospital colônia de Barbacena" (campo de concentração ou de extermínio comparável aos nazistas).

Risadas internas pensar que "conservadores", em sua maioria, possam ser plenamente capazes de julgar a sanidade alheia se não são nem mesmo em relação às suas próprias.

No entanto, o fato de, mais uma vez, a ''direita'' cometer atos inomináveis pensando que está agindo com sabedoria (sic!), não significa que esteja absolutamente equivocada, porque existem pessoas que não poderiam conviver em sociedade e que, portanto, deveriam ou devem ser contidas, sem falar daquelas que são abandonadas por parentes nessas instituições.

Mas, aí, temos um pequenino problema porque muitos desses indivíduos que caem na categoria de ''realmente perigosos'' estão, neste exato momento, abundando em posições de poder, como banqueiros, políticos/presidentes/monarcas, bilionários, líderes religiosos... (a maioria se define como "conserva-dor", tá??).