# Brasil perde R$ 1,5 trilhão com crise industrial *

Um jornal de atualidade

18/06/2021

'Custo Brasil' tira R$ 1,5 trilhão das empresas por ano

Matheus Mans

Entre as atividades industriais,

a principal queda veio

dos veículos automotores

A digitalização vai entrando em cada espaço do processo industrial

- Apesar de ser responsável por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, o setor industrial passou por uma avalanche em 2020. Em meio a pandemia do novo coronavírus, esta importante área da economia brasileira teve algumas perdas significativas: primeiramente o desembarque da montadora automotiva norte-americana Ford e, depois, uma sequência de empresas de tecnologia, como Sony, LG e, mais recentemente, Canon.

“Se você tem um barco fazendo água, se pega uma tempestade, a chance de afundar é muito maior”, diz o economista-chefe da Confederação Nacional da Indústria, Renato da Fonseca, em entrevista ao Yahoo! Finanças. “A crise de 2020 é uma verdadeira tempestade. Nem havíamos saído totalmente da crise que começou lá em 2015 ou 2016 e agora começou mais essa. Além disso, o governo não nos ajuda a sair da crise”.

Crise em números

Dando uma olhada nos números do setor industrial, percebe-se logo como o período da pandemia impacta esta roda da economia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a indústria brasileira fechou 2020 com uma queda de 4,5% em sua produção. No período de março e abril, quando houve as medidas mais duras de isolamento social para enfrentar a covid-19 em todo o País, a indústria recuou 27,1%.

Entre as atividades industriais, a principal queda veio dos veículos automotores, reboques e carrocerias (-28,1%). Outras contribuições negativas importantes para o setor vieram dos ramos de confecção de artigos do vestuário e acessórios (-23,7%), indústrias extrativas (-3,4%), metalurgia (-7,2%), couro, artigos para viagem e calçados (-18,8%), outros equipamentos de transporte (-29,1%) e impressão e reprodução de gravações (-38,0%).

////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 18/06/2021
Código do texto: T7281459
Classificação de conteúdo: seguro