Analogia entre QI/altura e racionalidade/peso

O "QI" de um indivíduo é equivalente à sua altura porque, assim como ela, se desenvolve ou expande até uma certa idade e, então, atinge o seu teto permanecendo aí, até o fim da vida adulta, em que começa a declinar.

Ok, a comparação não é perfeita porque, se nossa altura, com exceção em casos de gigantismo, para de aumentar até o início da vida adulta, nós ainda podemos continuar aprendendo, mesmo que isso não pareça afetar as nossas pontuações nos testes de QI. Por exemplo, o tamanho do vocabulário que parece atingir o seu teto ou limite máximo na vida adulta e, então, pára de aumentar de maneira exponencial.

Já, a racionalidade, poderia ser comparada ao peso, porque mesmo que também possa ter um teto máximo ou um valor médio, até por acompanhar o desenvolvimento do corpo e, portanto, da altura, ele apresenta uma maior variação individual, podendo aumentar ou diminuir, assim como também permanecer mais fixo em determinada faixa de valor, ao longo de toda vida e, geralmente, dependendo dos hábitos adotados pelo indivíduo. E o mesmo para a racionalidade ou lucidez que pode variar bastante de tempos em tempos. Por exemplo, fulano que foi razoavelmente racional em sua vida até às eleições de 2018 porque, primeiro, acabou se convencendo de que o Bolsonaro era a melhor e única opção para o Brasil naquele momento e, segundo, se não bastasse esse passo em falso ele também acabou se transformando em um típico bolsomínion, isto é,emum defensor fanático deste facínora, emum consumidor e propagador de desinformações, especialmente sobre a pandemia de covid-19...  sua racionalidade ou lucidez, que era bem mediana, simplesmente despencou de qualidade a partir desta sequência de acontecimentos:aumentodapolarizaçãoideológica, eleições de 2018 e pandemia de covid-19.

Detalhe: o fato de a racionalidade aparentar ser mais flexível que o QI, tal como o peso em relação à altura, não significa que nascemos todos com o mesmo potencial racional ou de lucidez, de sempre buscar por verdades ou fatos, porque está claro que existem grandes e intratáveis diferenças individuais e também de grupos nesta capacidade tão importante para a inteligência humana, de tal modo que nos passa a impressão de não serem meros produtos da influência do meio sobre nós, mas, principalmente sobre como reagimos.

II- Contextos também são importantes porque, o que pode ser considerado racional em uma situação, pode não ser em outra. Por exemplo, imagine se, nas eleições de 2018, esse sujeito tivesse disputado o segundo turno com um candidato pior que ele, que o fizesse parecer razoável, qual seria a resposta/escolha mais racional??