Valores conservadores versus prioridades filosóficas

Recentemente, o Vaticano ou a Santa Igreja Católica anunciou que não irá mais "abençoar" casamentos de indivíduos LGBTs, depois de um curto período esboçando (e bocejando) reparar sua culpa por séculos de intolerância e perseguição injustas contra esse grupo e que, pelo que parece, não pretende parar... 

Mas, por quê??

Porque consideram o amor entre duas pessoas do mesmo sexo, "pecado". 

Veja que essa é a mesma instituição que diz seguir "as palavras de Jesus", de nunca julgar o próximo, de perdoá-lo, de viver uma vida de simplicidade, sem luxo, de dar maior importância à essência do que às aparências...

Pois, aos nos deparamos com a suntuosidade do Estado do Vaticano, é inevitável que se perceba uma tremenda contradição entre o que "Ele" pregou e o que os seus supostos seguidores têm praticado. Como resultado, ao invés de celebrarmos a beleza deste lugar, que é o centro mundial do catolicismo romano, racionalmente nos resta criticá-lo quanto à sua luxúria pecaminosa... e, até penso em como que Jesus reagiria a essa "homenagem", se "Ele voltasse"?? 

Uma obra arquitetônica vulgarmente luxuosa até poderia ser perdoado, porque o mais importante de tudo são as ações daqueles que dizem seguir as "palavras de Jesus". 

Bem... é aí que a situação se complica ainda mais, porque a dissonância do que foi pregado e o que é praticado, é notável. Pois se apenas nos atéssemos aos "sete pecados capitais", a maioria dos cristãos sequer passaria no "teste do pecador". 

Engraçado que, parece estar entranhado neles que "de qualquer maneira, Ele nos perdoará"... devem até pensar que "afinal, se Ele perdoou uma prostituta, por que nós não??"... no entanto, eu tenho a leve impressão de que Jesus pregou as seus seguidores que o tivessem como um exemplo a ser copiado. 

...

Claro que eu não acredito em nada disso, já que eu sou ateu. Mas, isso não significa que, tudo o que está relacionado com o cristianismo, está totalmente errado, afinal, a ideia de fraternidade universal, de pregar valores como a bondade e a simplicidade são praticamente os mesmos que os da moralidade universal ou, eu diria mais, filosófica. A diferença é que, enquanto no primeiro, seriam ensinamentos de um suposto semideus, na segunda, são verdades universais ou ações diretamente derivadas delas que são as mais importantes de todas as verdades, porque nos mostram que somos todos iguais, essencialmente, por sermos seres vivos e mortais.

 

Não muito distante da Itália, na Hungria e na Polônia (por enquanto...), os desgovernos de extrema direita vigentes nos dois países predominantemente católicos, decidiram declarar guerra aos LGBTs. No primeiro, crianças e adolescentes estão ameaçados de não receberem do Estado a educação sexual que precisam para aprender sobre as suas sexualidades e para melhor lidar com elas. Sem falar que, assim como na Rússia, a cultura LGBT também começará a ser tacitamente censurada. No segundo, parasitas ou carrascos habituais da nação resolveram transformar esse grupo em inimigos do Estado, os 'acusando' de serem "apoiadores do comunismo", especialmente os ativistas (sempre o mesmo papinho... Até parece que é uma manobra internacionalmente articulada). 

Comunismo: uma sociedade sem classes, Estado e propriedade privada... Mas não foi isso que Jesus pregou?? 

...

Enquanto que as elites conservas e o seu "gado" estão mais preocupados em depredar os direitos básicos de uma minoria da população, parece que pouco se importam com questões realmente relevantes, que afetam a grande maioria, tais como as desigualdades ou injustiças sociais, a destruição do meio ambiente (por lucros) e a corrupção política. Mas isso é fácil de entender, já que são eles os seus maiores beneficiados, especialmente as "elites". 

Os tais "valores" conservadores parece que estão, na maioria das vezes, em antagonismo significativo com prioridades filosóficas, isto é, com aquilo que realmente importa...

Não bastasse se basearem moralmente em mitologias (inverdades muitíssimo prováveis), ainda por cima não seguem nem 10% do que pregam... se limitando à rituais meramente simbólicos tal como frequentar a igreja e rezar. Acho até que o "conservadorismo" poderia ser comparado a um vírus, por ser uma espécie de má índole oportunista, sem princípios ou escrúpulos, que só está à espera de uma ideologia para invadir, se esconder, parasitar, corromper e se replicar...