As sociedades (auto-declaradas) socialistas eram/são realmente ateístas??

Quase todas as sociedades autodeclaradas socialistas, extintas e remanescentes, têm em comum a proibição da prática religiosa. Mas, talvez, isso não significa que tenham adotado o ateísmo de maneira sistematicamente coerente, afinal, a religião tem sido substituída por uma ideologia idêntica em rigidez dogmática e narrativa mitológica ...

Porque uma prática sistemática do ateísmo poderia implicar, além da imposição (como regra, com direito à certa liberdade de crença) da descrença em deuses ... ou mitos divinos, também nos deuses terrenos, sem culto de personalidade ou messianismos, bem como na normalização de outras verdades existenciais de grande importância, tal como a igualdade universal, isto é, o fato de sermos iguais em essência: seres vivos, frágeis e finitos, de termos apenas uma vida para viver e de buscar fazê-lo da melhor maneira possível, com sabedoria.

Por isso que o modo com que o ateísmo tem sido imposto em sociedades autodeclaradas socialistas ou comunistas parece muito mais superficial do que tem sido ressaltado, mais pela ênfase na secularização, inclusive no sentido de proibição de cultos organizados, do que pela introdução de um ateísmo existencialista ou integral, em que, novamente, a descrença em deuses ou eternidade [bem como em deuses ou mitos terrenos], inevitável ou logicamente leva à verdade da igualdade universal e, portanto, na busca pela (verdadeira) justiça e harmonia social.