A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores

No filme “O Menino Que Descobriu O Vento” é retratado um jovem que leu inúmeros livros na biblioteca a fim de criar uma turbina eólica para salvar sua população da fome. De certo, os brasileiros também lutam para acabar com essa causa tão abominável, pela péssima condição que muitos se encontram. De fato, não há como negar que isso acontece devido a desigualdade social e as questões climáticas.

Nesse contexto, é imprescindível destacar que problemáticas como a fome é fruto de um sistema capitalista. Segundo o sociólogo Karl Marx, a luta de classes se origina a partir da divisão entre os dominantes e os dominados. Ou seja, a burguesia sempre estará bem alimentada por possuir capital enquanto a classe operária continuará sofrendo as consequências desse mal. Logo, é necessário medidas para este malefício que afeta tantos cidadãos famintos no Brasil.

Ademais, sabe-se que há regiões no Brasil que são menos favorecidas climaticamente que outras. Assim sendo, a obra "Os Retirantes" de Cândido Portinari, um importante pintor modernista, aborda a migração nordestina com os indivíduos totalmente desnutridos pela seca naquele local. Por isso, não restam dúvidas que a fome é um fator que, infelizmente, atinge a vida de muitos brasileiros.

Portanto, percebe-se que o debate sobre a fome no Brasil e seus fatores motivadores é fundamental. Sendo assim, cabe ao Estado -responsável por organizar os pilares da sociedade- melhorar os projetos sociais existentes, por meio de mais distribuições de alimentos para chegar a todos os necessitados a fim de melhorar suas condições de vida. Além disso, o Governo deverá realizar projetos para que diminua a fome, por meio de recursos hídricos-como cisternas e barragens- a fim de amenizar a seca no Nordeste. Assim, essa questão será apenas ficcional.

07/06/21

Liz Maia
Enviado por Liz Maia em 06/07/2021
Reeditado em 06/07/2021
Código do texto: T7294278
Classificação de conteúdo: seguro