História Viva: Irlanda

As Cavernas de Keash, também conhecidas como Caverna Sligo ou Cavernas de Keashcorran, são uma série de cavernas de calcário localizadas perto da Vila de Keash, Condado de Sligo, Irlanda. As cavernas estão situadas no lado oeste da Colina Keashcorran (parte das Montanhas Bricklieve) e consistem em dezesseis câmaras simples, algumas interconectadas. As cavernas têm sido usadas pelo homem ao longo de vários milênios, e há muito tempo se sugere que elas eram o local de antigas práticas religiosas ou reuniões, como Lughnasadh.

Escavações realizadas no início do século 20, particularmente as de Francis Scharff, descobriram vestígios de animais significativos. Entre outros, estes incluíam ossos de urso pardo, lemingue ártico, alce irlandês e lobo cinzento. As Cavernas Keash tiveram destaque em grandes histórias medievais, com versões folclóricas desses contos continuando em transmissão oral até o século XX. As cavernas costumam ser apresentadas como associadas ao outro mundo e como lugares a serem respeitados e temidos. Cath Maige Mucrama conta sobre o nascimento de Cormac mac Airt aos pés de Keashcorran. Ele é conhecido por ter sido criado por um lobo nas cavernas, em um conto que lembra os Primeiros Reis de Roma Rômulo e Remo.

As cavernas também apresentam três histórias sobre Fionn Mac Cumhaill.

Vander Góis
Enviado por Vander Góis em 02/09/2021
Reeditado em 13/09/2021
Código do texto: T7333715
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.