Sobre a natureza das narrativas conservadora e progressista

A narrativa conservadora é a visão que a "elite", de mesma matriz ideológica, quer que tenhamos e que pode ser a partir de sua própria perspectiva.

Por exemplo, de sua perspectiva, de cima da pirâmide de desigualdade social, somos ensinados a chamar a classe trabalhadora de BAIXA, no sentido pejorativo. No entanto, eu já comentei que o ideal seria chamá-la de BASAL, por corresponder às bases da sociedade.

Já, quanto ao exemplo de uma narrativa plantada, do que as "elites" conservadoras querem que acreditemos, está a ideia de que os ricos são merecedores naturais ou meritocráticos, por se esforçarem para... ganhar dinheiro, especialmente para si mesmos.

A narrativa progressista, idealmente, é a visão que realmente devemos ter, começando por nossas próprias perspectivas, e sempre a partir de análises e observações imparciais, objetivas e realistas, de chamar as coisas pelos seus verdadeiros nomes.

Em relação ao exemplo acima, da classe trabalhadora, o adjetivo "basal" é mais adequado que "baixa", porque se baseia numa perspectiva vista de fora, como se olhássemos de frente para a pirâmide de desigualdades sociais e identificássemos as suas bases como a classe trabalhadora, mas que também funciona se o fizermos pela perspectiva de quem ''pertence'' a ela se, de qualquer maneira, percebe-se que é quem sustenta a sociedade (não necessariamente quem a constrói, que seriam os cientistas, engenheiros, artistas...).

Outro exemplo é o de identidade. Pois se a narrativa "conservadora" quer que nos identifiquemos de acordo com as suas opiniões e crenças, a narrativa progressista nos estimula a nos identificarmos de acordo com quem, de fato, somos. Por exemplo, em relação à identidade LGBT que, durante muito tempo,foi definida pelas "autoridades conservadoras" como doença ou desvio patológico e não pelo que realmente é, a priori, apenas uma variação de comportamentos.

Não digo que a narrativa progressista seja sempre perfeita, mas parece evidente que está muito mais correta do que a conservadora.