Ilusão de liderança da Argélia face a Marrocos

O conflito entre Marrocos e Argélia, de longa data, tem chegado a um ponto difícil, devido ao que se veicula na mídia, encontrando um terreno fertil para ignorar a história e acordos produtivos.

A cada ocasião, o presidente argelino sai com discursos e palavras ofensivas na direção do Marrocos, como um inimigo, face  a proposta de cooperação e trabalho em prol da região..

Parece que o aumento da ilusão regional chegou ao ponto de alucinação entre os governantes da Argélia, chefeados por Abdel Majid Tabun, que não hesita em qualquer ocasião a fazer pronunciamentos sem fundamentos, através dos meios de comunicação, dirigindo palavras via discursos entoados e sem laços harmoniosos.

Referendo ao poder militar governante do vizinho oriental, como se fosse um outro país, indicativo e  transformado em sedativos ou “hipnóticos”, a título de um povo, cujo destino  usurpado.

Tratando da ocasião  de uma palestra, na qual o presidente argelino Abdelmadjid Tebboune  referiu, sábado passado, que a Argélia constitui uma força marcante, que todo o mundo conhece sua força, continuando a dizer: “O mundo inteiro sabe que a Argélia é uma potência regional e internacional.”

Tratando das declarações pronunciadas contra Tebboune, uma vez que estas torrentes de críticas , das quais algumas foram chegadas ao ponto da ironia, cujo comentou de um dos ativistas argelinos tem frisado ao interrogar dizendo: “De que Argélia o presidente Tebboune está falando?”

Numa leitura rápida das declarações do presidente argelino, refletindo um aspecto escrosofono e longe da realidade, considerando o presidente Tebboune a Argélia espaço irreconhecido , desconsiderando ou ignorando a época do falecido Presidente Abdelaziz Bouteflika, um eclipse histórico de influência sem precedente,  onde os esforços da instituição militar foram incapazes de satisfazer as inspirações do povo argelino.

Por outro lado, Marrocos sempre foi um modelo de ator regional aos olhos do mundo,  procurando ser uma referência em termos da segurança regional, utilizando seus recursos, no sentido de cooperar em prol do Magrebe e da região do Mina.

Tais transformações  podem levar ao aumento da confiança e tornar esta  influência regional um produto de cooperação e manutenção da paz, face às contradições  do vizinho cada vez mais esgotadas, em detrimento do povo argelino e do Reino, mostra a verdadeira liderança regional, não aquela se pode conviver juntos sem egoísmo nem orgulho.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 26/09/2021
Reeditado em 26/09/2021
Código do texto: T7350693
Classificação de conteúdo: seguro