Jornalístico

Jornalista da PET na coluna “ futuro próximo “

Uma leitora de nossa revista mandou uma mensagem:

-Olá! Sou Larissa Larisandra, tenho uma casinha de cachorro que está bem quebrada, gostaria de ajuda com dicas para arrumar ela gastando o mínimo possível, afinal meu cachorro é da família, praticamente um filho amado, mas no momento estou com dificuldades financeiras. Podem me ajudar?

Olá, Claro Larissa!

Vemos aqui um problema com diversas soluções possíveis.

Na reforma residencial de casas de cães e gatos, o primeiro passo é sempre contratar um arquiteto e engenheiro com formação em habitações PET, para ter a certeza de que as condições mínimas de segurança e ergonomia sejam realizadas, garantindo que o seu bichinho alcance aquilo que deseja.

Houve um tempo em que cães e gatos viviam na garagem, quintais e quando muito, tinham um canto coberto para se abrigar das chuvas.

Isso tudo evoluiu desde a Revolução dos bichos, ocorrida no século passado e tudo mudou, inclusive nossos governantes, não é mesmo?

Hoje, é essencial para qualquer animal de estimação, uma casa confortável e charmosa, onde seus encontros sociais possam ocorrer, sem a preocupação de que suas visitas se sentirão incomodas pelas condições do local em que vive.

No layout da habitação, um dos pontos fortes a serem observados é onde ficará o banheiro e a cozinha da casa, locais mais frequentes na ocupada rotina do bichinho moderno, como nos mostra a arquiteta Ana Analisa, em entrevista:

“Os animais sempre precisam de um local privativo, para fugir da correria do dia a dia. Depois de uma longa e estressante rotina, nada melhor para o Bob, meu labrador, chegar em sua casa e desfrutar de uma sacada com vista ampla para o mar.”

Analisando o caso aqui apresentado, o engenheiro PET Robert Robertson aponta possíveis soluções, que podem ajudar na reforma residencial apresentada:

-Eu, como sou minimalista, escolheria um bom canto para realizar a reforma. Em cada lado dessa casinha, colocaria quatro colunas de 3 metros de altura, nos cantos da casa, para transformar num humilde, porém confortável triplex. Na direita, uma garagem com portão eletrônico, para acomodar com folga apenas dois carros, mais do que isso seria exagero. No primeiro andar ficaria o quarto do dog, com uma janela de vidro temperado de ponta a ponta, obviamente de correr. Para evitar os dias quentes, um pequeno ar condicionado já será o bastante. No segundo andar, uma cozinha onde os alimentos podem ser adicionados sem a necessidade da interação do dog com o humano, afina ás vezes eles querem privacidade. No terceiro e último andar, uma caixa de areia com o tema “caribe”, assim o animal atenderá o chamado da natureza como se estivesse relaxando, tirando umas férias, merecidadas não?

Caso ele seja carioca, há sempre a possibilidade de adicionar uma lage, mas eu já não faço este tipo de trabalho, geralmente alguns que se dizem “profissionais” fazem, mas há o risco do dog se machucar caindo dela ao fazer um samba. Mas é gosto sabe?

Essas mínimas reformas tem um custo relativamente baixo, com menos de 50 mil é possível fazer uma casinha confortável, não é perfeita, mas é confortável.

Também conversamos com Regin Regin do PROCON do Ceará, que nos deu algumas orientações para o momento da contratação do serviço:

-Procure sempre profissionais com registro no CREA PET, para evitar desabamentos e problemas futuros,

-Evite pagar adiantado, e se for o caso, faça um contrato por escrito de todos os serviços que serão prestados.

-Guarde a nota fiscal, caso o animal entre na justiça alegando que algo foi feito fora de sua vontade, sempre buscando a assinatura do mesmo permitindo a obra.

-Na Prefeitura de sua cidade você encontrará a Guia Amarela, documento que dará as opções dos possíveis empreendimentos da região em que mora, afinal numa zona residencial, não é possível sempre construir uma casa com um comercio PET no primeiro andar, muito menos uma pequena fabrica ou indústria de grande porte.

Alguns dizem que é muita burocracia para tão pouca coisa, mas vamos combinar, acha que é possível construir apenas com conhecimento prático?

Ninguém nunca construiu nada sem diploma.

Ótima semana a todos.