Arte e cotidiano

O que é arte afinal? No dicionário, arte pode ser descrita como "realização de uma ideia'' ou até ''dom, jeito'', mas, eu acredito que arte vá muito mais além disso. Desde o inicio dos tempos, as pessoas vêm procurando um significado para esta palavra, mas sem muito sucesso. Durante esse texto, eu tentarei descrever meu sentimento e o significado que dou para esta palavra tão misteriosa.

Fernando Pessoa descreve ''A arte consiste em fazer os outros sentir o que nós sentimos, em os libertar deles mesmos, propondo-lhes a nossa personalidade para especial libertação" e por muito tempo, eu pensei que fazer arte tinha esse sentido- para falar a verdade, até o inicio desse ano- mas depois, eu percebi que a arte vai muito além do sentir, ela está em construir- vou explicar melhor ao longo do texto.

Nós como seres humanos, estamos a todo momento construindo o nosso tempo presente e é sobre isso que Drummond fala em seu poema -mãos dadas- "O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes.A vida presente" e acredito que, além de sentimento, a arte seja isso- uma construção do nosso presente. Pois, se pararmos para pensar, não podemos definir decididamente o que é arte, porque ela está em plena construção e nós a criamos o tempo inteiro. Por exemplo, quando ouvimos uma música que gostamos e falamos para o outro, quando fazemos um desenho e também quando escrevemos um texto.

A arte sempre está e sempre esteve presente em nosso cotidiano, desde os primórdios, e, para mim, ela não deixará de existir enquanto os seres humanos estiverem presentes, porque a arte é uma forma do ser humano se encontrar no mundo e construir a sua realidade. Quando eu comecei a criar o sentido de arte dentro de mim, os meus pensamentos e conhecimento a respeito da vida começaram a se modificar, agora, apesar de tudo, eu me encontro e me reconheço como um ser que faz arte e que necessita dela, desde a área que mais gosto- que é a poesia- até músicas e filmes.

O primeiro momento que me descobri como uma pessoa que faz arte foi quando escrevi meu primeiro poema -espelhos-eu estava tão triste e aquilo me trouxe um alívio tão grande que não sei nem expressar. Eu já lia bastante, mas ainda não me via como parte efetiva disso. Na poesia eu me encontrei e me fiz arte.

Debora B Ribeiro
Enviado por Debora B Ribeiro em 27/10/2021
Código do texto: T7372633
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.