O ENTENDIMENTO DO SIGNIFICADO DA FÉ SEGUNDO OS ESCRITOS BÍBLICOS

Para entendermos o conceito de qualquer coisa precisamos buscar o seu significado. O conceito de fé está mencionado na bíblia, veja:

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” (Hebreus 11:1)

A fé é algo imaterial, mas que existe e pode ser manifestada e surtir efeito material e imaterial.

Vamos destrinchar o versículo de Hebreus:

“[...] a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam [...]”

O que significa fundamento?

Segundo o site Significados (2021), “Fundamento é a base e o princípio de algo, as regras ou leis primordiais que regulam determinada coisa.” Ora, se fundamento significa base, princípio, então, “o firme fundamento das coisas que se esperam” pode ser interpretado como a confiança e a certeza sobre o que esperamos... sim, pois, a base para algo que ainda não existe só pode ser a certeza e a confiança, não é mesmo? E essas certeza e confiança servem como alicerces, sustento para as coisas que esperamos.

Quando se fala em “firme fundamento”, quer dizer que não deve haver dúvidas, pois as dúvidas fragilizam a confiança e descaracterizam a certeza (pois a certeza é o oposto da dúvida, e as duas não podem habitar juntas).

Agora que entendemos esse primeiro ponto do conceito de fé, vamos para o segundo.

“[...] e a prova das coisas que se não veem.”

Vamos em busca do significado da palavra “prova”.

A palavra “prova”, segundo o site Significados (2021), é “o que demonstra a veracidade de uma proposição, de um fato; comprovação”; e, também, pode ser considerada como a manifestação de algo que existe.

A prova é a materialização de algo verdadeiro (tudo o que é verdadeiro pode ser provado) tanto que todo e qualquer tipo de prova sempre expõe a verdade, negando uma afirmação inverídica ou confirmando uma verídica.

Então, seguindo este raciocínio, vamos entender o que significa a segunda parte do versículo de Hebreus que estamos analisando.

Se a prova significa a manifestação da verdade, então, quando o texto fala que a fé é “[...] a prova das coisas que se não veem”, isso quer dizer que o crer manifestado é a prova das coisas que não podemos enxergar, mas que existem; isto é, a revelação em ações em função daquilo que acreditamos que existe.

Então, a fé é uma certeza e confiança absolutas em relação ao que buscamos, e a manifestação dessa crença/certeza através de atos e ações.

E como isso é aplicável?

A fé é uma força existencial espiritual, que causa efeito quando usada corretamente.

Uma doença, por exemplo, pode sofrer o efeito da fé no sentido da cura. E isso é possível porque a fé existe, e tudo o que existe causa efeito. Se não fosse assim, como os milagres aconteceriam? Como o Senhor Jesus faria maravilhas? A fé é real. E se é real, ela tem efeito. Porém, só terá efeito se for usada corretamente (tudo tem o seu critério), com certeza e prova de fé - que é a manifestação da crença através de ações materiais.

A fé não pode viver somente na teoria, ela tem que ganhar vida e causar efeito. E como isso acontece, verdadeiramente?

Quando, por exemplo, dizemos que amamos alguém, notamos que essa afirmação não pode ficar apenas no pensamento, ela deve ser materializada no tratamento que se dá à pessoa que amamos, caso contrário o amor não é real; e se não é real, obviamente, não existe, e, portanto, não causará efeito.

Para que possamos nos beneficiar dos efeitos da fé para conquistar curas, transformação, libertação, conquistas, etc., devemos aprender a aplicar da maneira correta a fé, senão ela não será capaz de nos proporcionará os seus benefícios.

Veja agora como conquistar o efeito da fé através de 3 passos.

Quando queremos conquistar algo, visualizamos isso na forma de uma imagem mental. Esse é o primeiro passo, e pode ser alcançado por todos. Após isso, devemos entender que se queremos conquistar algo pela fé devemos nos encher de certeza absoluta, de que podemos alcançar aquele objetivo - esse segundo passo não é alcançado por todos, pois a maioria olha para a sua situação e diz: “mas como eu vou conseguir? Eu não tenho isso, aquilo...” e, dessa forma, deixam a dúvida entrar; põem suas condições desfavoráveis como empecilhos para conquistar o que desejam. Assim seus objetivos naufragam até o lugar do esquecimento. Mas quem possui certeza e confiança, segue para o próximo passo, que é a manifestação dessa certeza.

Deus não se satisfaz apenas com o “eu acredito”, mas em se conseguimos demonstrar isso.

A fé, para ser manifesta, precisa de nossos braços, pernas, ideias, propósitos de fé, correntes de oração, sacrifícios que espelham o quanto cremos que Deus pode nós fazer alcançar o que queremos. Tudo isso significa a prova da verdade que temos dentro de nós, no caso, da nossa crença, que depositamos no altar de Deus.

Alcançados os três passos, o efeito da fé se realiza especificamente sobre que foi pedido a Deus.

A essência da fé bíblica que inclui Deus como O Efetivador dos efeitos da fé, segundo a certeza que temos e o que manifestamos para Ele, é semelhante a fé que as pessoas têm para alcançar seus objetivos, mas sem a inclusão de Deus. Veja como acontece:

Essas pessoas visualizam os seus objetivos, creem que são capazes de alcançar, e executam ações que vão em direção ao seus alvos...tudo muito semelhante até então; porém, a diferença está em que a fé que elas utilizam é limitada, pois só creem no que faz sentido, no palpável e comprovadamente possível segundo as leis do mundo, não do sobrenatural que Deus oferece. Essas pessoas limitam e até bloqueiam as suas fés com as condições externas e internas que as envolve. Por exemplo, uma pessoa que exclui a possibilidade do sobrenatural, não é capaz de usar a sua fé para se curar de um câncer, pois, segundo os conhecimentos que o mundo fornece a ela, o câncer não tem cura, portanto, a mesma dependerá exclusivamente da medicina para escapar.

Outro ponto de desvantagem é que o alcance do resultado da nossa fé independente (sem Deus) é limitada se comparada aquela que empregamos a Deus como intermediador.

Com Deus é possível potencializar os resultados de fé, assim como alcançar bênçãos que só a ação sobrenatural dEle é capaz de realizar.

Ao colocarmos Deus como o intermediador entre a nossa fé e o resultado que esperamos, podemos alcançar impossíveis, sem precisarmos depender de nada nem ninguém.

Os milagres que esperamos alcançar depende de o quanto somos capazes de agradar a Deus, e como isso é possível? Aqui vai uma dica:

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dEle se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que O buscam”

(Hebreus 11:6)

Suane Cruz
Enviado por Suane Cruz em 28/10/2021
Código do texto: T7373359
Classificação de conteúdo: seguro