''Direita e esquerda são apenas posições políticas. Não é uma luta entre o bem e o mal ''

"A esquerda não tem o monopólio da bondade"

Refutando essas falácias aí de cima com um exemplo:

A questão ambiental

A maioria dos esquerdistas e dos ambientalistas [em sua maioria, de esquerdistas] defendem pela preservação do meio ambiente, por seu manejo mais consciente e pela proteção das reservas territoriais dos povos originários.

Já a direita e o agronegócio, em absoluta oposição, defendem pelo ataque às reservas territoriais dos povos originários e pelo manejo predatório do meio ambiente, que dizem ser absolutamente necessário para o "desenvolvimento" do país. Mas, na verdade, estão em busca da maximização dos seus lucros e/ou dos seus patrões.

Essa é uma demonstração de que direita e esquerda não são apenas posicionamentos políticos sem implicações morais distintas entre eles.

É até possível concluir que a direita, ou o conservadorismo tradicional, tem tido o monopólio histórico da crueldade institucionalizada. Que a direita representa políticas que promovem a opressão, a alienação e a exploração, de seres humanos e, por tabela, de seres vivos de outras espécies.

Em relação à afirmativa de que, portanto, a esquerda não tem o monopólio da bondade, primeiro há de se compreender e aceitar que, muito do que tem sido considerado de esquerda, na verdade, são distorções grosseiras do que deveria ser, isso quando não são desvios absolutos dos seus valores mais importantes, vide praticamente todos os países que já se definiram e que ainda se definem como "socialistas".

O que, hoje, chamamos de esquerda é uma construção ideológica mais específica, essencialmente baseada na antiga luta contra as injustiças, que surgiu durante o contexto de ascensão das ideias iluministas, anterior à Revolução Francesa. Isso quer dizer que a esquerda, idealmente, deveria representar esses valores, de liberdade, fraternidade, igualdade, e de conhecimento.

Outra falácia que eu já ouvi

"A direita acredita que o livre mercado é o único meio capaz de reduzir a pobreza"

Bem, essa frase mais parece o "slogan" de uma propaganda a favor do livre mercado e não aquilo que os seus defensores realmente pensam/querem.

Os liberais mais espertos sabem que o livre mercado não resolverá os problemas sociais de maneira rápida e eficiente, que, aliás, não irá resolvê-los por completo. Porque eles estão mais preocupados, para variar, em maximizar os seus lucros, por exemplo, flexibilizando ou desregulando redes de proteção ao trabalhador como um meio para se alcançar esse objetivo. Pois se estivessem realmente preocupados em acabar com a pobreza, buscariam atacar o problema de maneira direta, tendo-o como prioridade. Eles precisam de um argumento nobre porém falso que justifiquem moralmente sua ideologia.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 11/11/2021
Reeditado em 30/01/2022
Código do texto: T7383190
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.