A questão da maternidade solo no Brasil

O conto A confissão de Leontina, de Lygia Telles, mostra, dentre tantas coisas, a história de uma família governada por uma mãe solteira, sob aspecto da protagonista - cujo nome compõe o título da narração. A estória explicita os membros do laço familiar: a mãe e três filhos; e o enredo avança, mostrando a grande dificuldade financeira que eles vivem. Apesar de ser uma ficção, a realidade da maternidade solo no Brasil é semelhante com a do conto: árdua. Isso se dá pelo preconceito social e também pelo machismo estrutural.

Em primeiro lugar, cabe alusão histórica do estigma que persegue a mulheres que chefiam sozinhas seus lares parentais. Esta é: desde o século passado (e outros anteriores a ele), a figura da mãe não-casada é vista como negativa por causa da acusação, falsa ou não, da sociedade acerca da mesma exercer a prostituição; ou até mesmo ser uma pessoa sem escrúpulos nos relacionamentos. Esse julgamento infundado marginaliza a figura dessas mulheres, que passam a ser vistas como párias.

Ademais, a estrutura patriarcal do Estado brasileiro, desde sempre, prejudica as pessoas do sexo feminino de diversas formas. Uma prova é a dificuldade delas em conseguir trabalho, haja vista o costume de patrões em preferirem contratar homens, alegando possíveis licenças de maternidade como empecilho, fato que prejudica a vida das mães solteiras em manterem suas famílias por causa da insegurança financeira.

Fica exposta, portanto, a urgência em diminuir essa problemática. Deve, por meio do Poder Legislativo, ser estudada e aprovada uma lei que possibilite a educação das pessoas acerca da maternidade solo, atuando, principalmente, em debates escolares e propagandas governamentais, a fim de mitigar o preconceito. Dessa forma, as "mães de Leontina" do Brasil terão mais apoio da população na educação e criação de seus filhos.

~

ñ.r.

feito apressadamente

Rodrigo Hontojita
Enviado por Rodrigo Hontojita em 13/11/2021
Código do texto: T7384894
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.