A Indústria da Multa

A "Indústria da Multa"

A “Indústria da Multa” é o nome dado ao suposto esquema promovido pelos Estados quando eles reforçam as fiscalizações e “blitzes” com a ideia de aumentar a arrecadação sem, no entanto, contribuir para a conscientização dos condutores. Geralmente, os mais afetados são donos de veículos com irregularidades como multas ou débitos com impostos.

Em primeira análise, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes, os condutores acreditavam que radares, por exemplo, tinham uma maior intenção de multar do que educar. Só a punição, então, não adiantaria para uma melhora no trânsito.

Em segunda análise, no ano de dois mil e dezenove, segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil aparecia em quarto lugar no índice de países com mais mortes no trânsito no mundo. A média, ainda segundo a mesma organização, era de uma morte a cada quinze minutos no país.

Em terceira e última análise, o Brasil possui uma lei branda em relação aos acidentes sem contar uma justiça lenta. Tudo isso acaba contribuindo não só para uma sensação de impunidade como, também, para o crescimento da violência nas ruas e rodovias brasileiras.

Portanto, a tal “indústria da multa” nada mais é que o resultado da péssima educação do brasileiro no trânsito junto à impunidade presente no país. Ironicamente, uma das formas de se evitá-la é seguindo as leis — o que, por tabela, também contribuiria não somente para a diminuição das mortes, mas dos acidentes não fatais.