Governo espanhol, protesto contra Marrocos sobre a zona marítima das ilhas de Jafari

Perante a resposta do Parlamento, o Governo espanhol considerou que a constituição de uma área marítima marroquina para a piscicultura a 700 metros das ilhas fósseis situadas entre Melilla e Nador não entra na competência do governo marroquino, mas área que continua sendo das regiões autónomas.

Tal aviso foi dirigido ao parlamentar do Partido Popular de Melilla, Diaz de Otazo, formulando uma pergunta dirigida ao governo espanhol no Parlamento sobre esta questão, considerando que Marrocos está violando as fronteiras marítimas.

Em relação ao jornal espanhol “Confidencial”, ele tem revelado que Marrocos apresentou uma licitação com vista a construção de duas novas áreas pisciculturas, nas águas do Mediterrâneo, justamente numa zona marinha por onde passa a linha Melilla-Almeria, cerca de 1,8 km de distância da costa ocupada.

Tais meios de comunicação espanhóis revelaram que o Ministério das Relações Exteriores espanhol tinha enviado uma mensagem às autoridades marroquinas, na qual expressou o seu protesto contra o estabelecimento de uma piscicultura marinha perto das ilhas ocupadas Jafari, cerca de 3 quilômetros da costa da região de Nador.

O jornal ElPais noticiou também que tal mensagem de protesto foi entregue na semana passada ao Encarregado de Negócios da Embaixada de Marrocos em Madrid, Farid Oulhaj, considerando a defesa da soberania sobre aquelas águas algo histórico, alertandos obre o que se pode chamar do perigo da segurança marítima e pesca.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário-Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 28/12/2021
Reeditado em 28/12/2021
Código do texto: T7416583
Classificação de conteúdo: seguro