Não abrevie

Sabem, às vezes começo a ler um texto aqui no Recanto e desanimo até de comentar, por causa das abreviações usadas. Eu poderia postar um comentário falando sobre isso mas com pessoas desconhecidas, novas no Recanto, é até perigoso, pois a reação pode ser de intolerância. E aí é preferível não mexer. Por experiência própria sei que até concordar com uma pessoa, elogiar uma pessoa, é problemático, pois muitas pessoas são complicadas.
Aqui mesmo no Recanto já fui destratado por pessoas a quem comentei concordando com o que diziam e responderam com quatro pedras na mão. Umas quatro vezes isso aconteceu.
Então optei por este texto, sem me referir especificamente a ninguém.
Eu até entendo que se abrevie em mensagens particulares, por economia de tempo. Mas se é um texto público e literário, poema, conto, artigo ou crônica, isso não pode ser feito. O texto fica feio e a leitura torna-se assaz desagradável.
Redigir "vc" por você, "pq" por porque, "q" por que, "tbm" por também e vai por aí afora, é irritante. Somando a isso o desvirtuamento do verbo "estar", a linguagem chula e sórdida, os americanismos em profusão e sem aspas, os erros de português, em suma, nosso idioma virou uma mixordia, e a Academia Brasileira de Letras não toma uma atitude, não faz um pronunciamento. Parece que a sua principal ocupação é tomar chá.
Abreviar as palavras é o cúmulo do comodismo.