Um apelo a amigas e amigos do Recanto

Não é a primeira vez que toco no assunto. Acho que já postei umas seis ou sete matérias a respeito, infelizmente parece que o mal está se agravando.
Refiro-me ao desfoque nos comentários feitos aqui no Recanto. Na verdade eles deixam de ser comentários na medida em que se desfocam da matéria postada.
E muitas vezes ignoram completamente a postagem sendo que para um escritor isso é especialmente frustrante, pois é natural que nos interesse ter uma idéia do efeito dos nossos textos, receber algum retorno. É um problema crônico, que mesmo os livros caem no vácuo. Ignoramos o que acharam as poucas pessoas que leram.
Isso não deveria acontecer num espaço virtual público onde as matérias publicadas têm campo para comentários. O que se vê com frequência por aqui, porém, é que o campo de comentários está sendo utilizado como campo de recados que nada têm a ver com o que a gente escreveu. É como se eu postasse um texto sobre elefantes (sempre gostei de elefantes) e alguém viesse com a história de Napoleão Bonaparte.
Pode ser que alguém queira me acusar de super-ego. Bem, modestamente acho que a minha escrivaninha é bastante democrática. Não estou à caça de elogios. Minha escrivaninha está aberta à discordancia, as discordâncias são bem vindas, uma tolerância que nem todo escritor pratica. Desde que não desça a baixarias, você pode meter o malho nos meus textos, que eu não me importo. Mas o desfoque, ou seja, ignorar completamente o texto publicado, realmente incomoda. Por extensão, certos comentários lacônicos e repetitivos, que elogiam sem dizer porque, dando até a impressão de que o texto não foi lido, soam frivolos, pois o assunto foi ignorado.
Quando eu comento, tenho o cuidado de entrar no assunto postado, mostrar que realmente li.  
A única coisa que me reservo é o direito de monitorar os comentários,  descartando os que forem desrespeitosos e os desfocados. Também aqueles que mostram pertinacia em rasgar seda laconicamente, ou para pedir visitas. São os comentários vazios. Tipo: "Legal! Me visite!"
No mais, o fato é que nunca bloqueei ninguém. Em oito anos de Recanto algumas pessoas me bloquearam, embora eu não tenha me desentendido com ninguém, pois sou adepto da boa convivência. Porém, mesmo essas pessoas que me bloquearam (e que em geral esqueci quem são) não estão bloqueadas em minha escrivaninha, não é meu feitio a represália. Todas elas estão livres para entrar no meu espaço e comentar. Podem inclusive discordar de mim à vontade, que seu comentário será liberado. Podem discordar quantas vezes quiserem. Só apago em três casos, como já expliquei: desrespeito (o que inclui uso de linguagem suja), desfoque e laconismo excessivo, que equivale a não dizer nada.
Obrigado pela compreensão.