O reajuste de professores em 2022

O REAJUSTE DE PROFESSORES EM 2022

Miguel Carqueija

 

 

No último dia 27 de janeiro de 2022 o Presidente da República anunciou o novo aumento à categoria dos professores, no valor expressivo de 33,24%. Assim o piso para 2022 passou a ser de R$ 3.845,63. Segundo as informações oficiais do Ministério da Educação, cerca de 1.700.000 mestres serão beneficiados no país. Refere-se o aumento aos Profissionais do Magistério Público da Educação Básica. É o Piso Salarial Profissional Nacional: “O piso nacional da categoria é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais. Ele foi instituído pela Lei 11.738 de 2008, regulamentando uma disposição já prevista na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB). A lei estabelece, ainda, que os reajustes devem ocorrer a cada ano, em janeiro.”

Jair Bolsonaro fez as seguintes declarações:

“É com satisfação que anunciamos para os professores da educação básica um reajuste de 33,24% no piso salarial. Esse é o maior aumento já concedido pelo Governo Federal, desde o surgimento da Lei do Piso.”

“Isso já estava definido em lei no passado. A regra apontava para o mínimo de 7% e o máximo de 33% e decidimos conceder o máximo, tendo em vista a importância dos professores para qualquer lugar do mundo, em especial para o nosso querido Brasil.”

É uma ação louvável.

Há notícias de que alguns prefeitos esquerdistas não querem repassar as verbas para o pagamento deste aumento aos mestres, o que, se realmente ocorrer, será um ato de mesquinharia política. Pois não importa o que tais prefeitos pensem do presidente: os professores são extremamente sacrificados no Brasil atual, com salários de fome e péssimas condições de trabalho. Eles merecem um reajuste melhor.

 

Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 2022.

 

imagem pixabay