Quando ouço falar em guerra

 

 

                       Era o ano de mil novecentos e sessenta e cinco quando estava em guerra a República Dominicana, o Brasil enviou militares para lá, um dos meus irmão que era cabo de comunicação na época em vila Militar no Rio de Janeiro na então Infantaria, fez parte dos enviados, recordo quanto ficamos todos preocupados com o conflito e temerosos do que pudesse acontecer com as pessoas que para lá foram, não sei precisar quanto tempo meu irmão ficou por lá, mas sei que ao voltar passou muitos anos como o psicológico abalado, ouvindo os sons dos tiroteios, acordava assustado, algo que só quem vivenciou sabe, porém apesar de sofrermos em tê-lo longe no período, ficamos gratos por recebê-lo de volta com vida.

Durante todo o tempo da ausência de meu irmão, nossa mãe fazia as preces dela em favor de todos que foram para a missão militar, rogando a Deus pela vida deles, e com a graça do Senhor meu irmão está a te hoje vivo e com saúde.

                         Recordo também de uma trova que ele nos ensinou na época, quando relatava os acontecimentos que lá ocorreram, dos lamentos dos soldados, dos sons dos explosivos, de tudo quanto presenciou, então decorou para nos ensinar a pequena trova, não sei se de sua própria autoria, pois naquela época não mencionou o autor, nela diz assim:

                             Em paz o mundo estaria

                                 Se governasse na terra

                                        Uma mulher que um dia

                                                    Perdeu seu filho na guerra.

 

                           Hoje resolvi escrever isto por estarmos vendo tantas atrocidades nesta guerra atual, inocentes sem mesmo saber as razões serem submetidos ao sofrimento, só restando a nós fazermos também nossas preces em favor do termino desta situação.

 

 

Foto do Google da época .Parte da tropa Brasileira

 

 

Guerra Civil na República Dominicana em 1965 - Wikipédia

.

 

 

 

 

Lindalva Borba
Enviado por Lindalva Borba em 02/03/2022
Reeditado em 02/03/2022
Código do texto: T7464029
Classificação de conteúdo: seguro