Educação inclusiva para diminuir preconceitos.

Educação Inclusiva para diminuir preconceitos.

Redações | Victor Rodrigues

Podemos entender que as políticas públicas de inclusão é algo desafiador para os profissionais da Educação Especial, hoje temos consciência, que no campo do saber o conhecimento adquiriu novos significados. O objetivo desse tipo de modalidade é dar suporte à aprendizagem desse aluno com deficiência sejam incluídos em turmas comuns, então há sugestão que a representação da docência seja vista dentro de um processo interno de conscientização para aplicação de práticas colaborativas com intuito de transformar a dinâmica curricular das escolas, a participação e aprendizagem do aluno.

Historicamente uma pessoa com deficiência era considerada sub-humana, na Antiguidade bastava alguém ter uma deficiência física ou mental, ser cega ou surda para ser abandonada. Em Esparta pela prática social , a criança que nascia nessas condições era exposta para morrer. Nos tempos atuais qualquer semelhança não é mera coincidência.

Com advento do cristianismo, todos foram considerados filhos de Deus, mas isso não acabou com o preconceito e abandono, que continua nos dias atuais, a inquisição católica respingou nas pessoas com deficiência, pois eram consideradas hereges, ou endemoniadas, na reforma protestante eram vistas por Deus para pagar os pecados da humanidade, se tornaram bodes expiatórios da humanidade e, a sociedade não fez outra coisa a não ser a maltratar dando todo tipo de castigo, um dos maiores foi o isolamento, uns dos exemplos da Modernidade, foi os maus tratos nos hospícios.

O preconceito está em toda parte , basta olhar para ruas, nos prédios que não facilitam acesso, na falta de ônibus adaptável, nos próprios hospitais e internatos criados para manter as pessoas com deficiência longe da família, longe dos olhos da sociedade, e como se não bastasse, na pouca oferta de mercado de trabalho sem falar na discriminação que se enfrenta no cotidiano. As políticas públicas servem exatamente para combater isso, o papel da Educação Inclusiva é bucar diminuir essa cultura de discriminação tão arraigada, que não parece mudar nunca.