Viagens: protetorado francés no Marrocos

As atividades do protetorado europeu (particularmente franceses), durante toda a segunda metade do século XIX, conhecida por círculos coloniais, tratando do plano (Eugène Etienne ), governante da Argélia ocupada, segundo as passagens de Dosiconzac, via a inteligência colonial com a abordagem colonial, visando o solo marroquino ) , cujos cobiçados estrangeiro, amplia cada vez mais os objetivos coloniais; apesar do Marrocos contrariar as ambições franceses, multiplicados, principalmente após a ocupação da Argélia em 1830 .

Explicando - neste contexto - segundo muitos aventureiros, espiões, exploradores e viajantes junto às tribos e cidades do Marrocos, assimilar com as características culturais, políticas e sociais do país, na opinião do Moliére, Do Lamartine, Chatelier, Lotorno e Devereère, constitui um importante legado documentado historicamente utilizado, sobretudo o final do século XIX e início do século XX.

Destacando o grande impacto do livro “RECONNAISSANCE AU MAROC” do monge espião Charles De Foucauld, trata-se de uma missão, considerada pelos estudiosos, um tipo da obra fundadora publicada em 1888.

Segundo alguns pesquisadores, tal obra inaugura o início de uma etapa científica no descobrimento do país, suas regiões do interior, relativamente desconhecidas, nas quais se prevaleceu em geral uma tendência contra tudo o que é estrangeiro (europeu, sobretudo do tipo cristã), ao contrário da maioria das regiões costeiras e limítrofes, caracterizadas por uma relativa abertura ao estrangeiro em virtude da sua localização, do tipo natural, florestal com estrutura social e demográfica .

Quando ao Charles Dufoucauld envolvido na região de Taza (Ahwaz e Medina) no final de julho e início de agosto de 1883.

Trata da viagem aventura que visa explorar as regiões marroquinas semi-desconhecidas, preocupado com informações sobre o ambiente em geral. Como o caso do Marquês de Segonzac , que realizou três expedições ao Marrocos no final de outubro de 1899 e agosto de 1901, além da época indo de 1867 a 1962. Lembra-se deste oficial francês (graduado pela École Saint-Cyr), como explorador e escritor, registrou essas viagens com toda objetividade e precisão no livro “VoyageS AU MAROC”.

Para Dusiconzac, ele tem por missão algumas regiões do Marrocos, na margem das três viagens, separadas por pequenas paradas, região de Fez, Marrakech ou Wazzan. Uma vez que a viagem de Dovoucault tem a característica de infiltrar certos bairros marroquinos, até então permaneciam desconhecidos pelos europeus; penetrando Médio e Alto Atlas, tais regiões de Souss e campo na direção do Alto Atlas conhecidas pelas dimensões geográficas e topográficas, cujas características humanas, costumes subsequentes, tradições, hábitos urbanas e simbólicas, sobretudo em Taroudant, Tiznit, Agadir e Essaouira, e depois Araj no norte, direção ao campo, passando por Bouzan, Fez e Melilla.

Descrevendo as tribos da frente e do meio do campo. Atravessando o Médio Atlas e seus arredores, descobrindo o seu espaço oriental, na bacia superior de Moulouya, Fez, Azrou e Taza.

Durante todos esses caminhos, muitas questões ficaram sem resposta, sobretudo as estradas do explorador Dofuku, através seus diferentes caminhos e pontos de passagem, mantendo informações e anotações sobre as áreas e gênero.

Sabe-se que Charles Dufoucauld passou por Taza, disfarçado de judeu (alguns Zatatah), até chegar a Inaoun, via a mais curta estrada Hayayna, cuja mendicância e planta Meknesah; apesar do perigos de tudo tipo. Enquanto isso, Dusiconzac tem escolhido o caminho do sul para Taza, partindo de Pueblane e Bonasser, passando pela bacia de Moulouya, depois Magraoua e Kaldaman, até Taza .

Enquanto a última viagem pelo Médio Atlas e bacia do alto Moulouya, Dosiconzac tem preparado as suas condições em direção a Ksar el-Kebir depois Fes e Azrou, sudeste do Médio Atlas, em 30 de julho de 1901, sendo a primeira parada na região de Taza, Jebel Bounaser.

Tal viagem desencadeou um certo sentimento na população de negação e do boato, devido a presença de uma pessoa “cristã” no comboio; uma vez que Sharif Al-Wazzani presente tem sido uma forma de apaziguar a situação, sem dúvida estar envolto em roupas marroquinas e falar no máximo possível das condições preocupantes.

Isso reflete a forma com que se utilizava para chamar atenção, durante este período histórico, conhecidos pelos papéis importantes da mediação entre as tribos para conhecer sobre tipos de conflitos, do apaziguamento da situação entre as partes e o depósito da confiança, além dos materiais que Sharif Wazzan considera importantes, colhendo via “pastagem e cultura de sobrevivência" junto a todas as tribos num dia de procissão de Sharif Wazzan

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Tal viagem de Dosiconzac pelo Médio Atlas tem durado cerca de quatro meses, durante os quais ele visitou grande parte das tribos (a estação do verão) até o dia 15, um período que os viajantes exploradores estrangeiros utilizam de forma camuflada , e até mesmo chamando de juristas, religiosos, estudiosos, peregrinos ou viajantes para descobrir e conhecer a cidade de Taza, tendo em vista o livro “Taza através de viagens / modelos exploratórios e autênticos da Idade Média”). Anotando os estudos do Centro de Estudos, de Pesquisa e Proteção do Patrimônio Ibn Berri Tazi, Rabat Net Press, 2021) .

Sublinhando a primeira parada de Dusikonzac pelo Atlas do nordeste do Mediterrâneo por Pueblane e depois o Monte Bonasser, realizando um pico mais alto do Atlas Médio, seja 3.192 m ao norte da região; uma vez que isso necessita de cavar outros caminhos para passar com segurança, sem tomar risco no terreno.

Tal espaço, formado com uma cena de cadeia, envolve “várias dobras imprensadas entre as duas cadeias de Pueblon na lado e Warirth, por outro lado, o que foi separados pelo vale de Mello, uma outra área do noroeste do Monte Tazka, acabando no nordeste, cujas montanhas Geldman bloqueiam qualquer aventureiro."

O Marrocos, após a morte do sultão Hassan I e a ascensão de Moulay Abdelaziz ao trono ainda jovem, depois a morte de Ba Hammad El Hajeb e o atual governante, 13 de maio de 1900, com a escalada das intervenções coloniais, envolvendo práticas e abusos do Makhzen de todos os tipos, principalmente o Acordo de Paris, visando o abandono real do solo marroquino, uma forma da ocupação de Tadekilt e Kourara, causando fortes protestos, dos quais os mais importantes, a revolução de Al-Ruji Al-Jilali Al-Yousifi e do Al-Rahamna , além do Raissouni no norte .

Na zona de Taza, Dozikonzac tem estabelecido um plano de topografia da região, tal estratégia colonial via conhecer “Todas as hierarquias montanhosas via um grande planalto desde Moulouya a Sebou, tendo em vista o período de ( verão e das colheitas), tal planalto classificado como parte da cadeia rural de Gabala (originalmente estática no campo ocidental, conhecido pelos meios de mendicância, pirinéus e Meknasa), mantendo os vestígios de grandes degraus cinzentos, cuja estrada envolve uma série de torções de cima e baixo, em frente das caravanas que se estendem pelas montanhas e planícies.

Yahya bin Bakr escreve a dimensão das dificuldades. Segundo as palavras de Dosikonzac - no mesmo caminho, de Taza, as travessias e viagens são cansativas e difíceis para os animais.

Descrevendo a localidade de Tamist, uma boa parte da natureza, cujo grupo de Bani e Rayne, homens e mulheres afluindo ao nosso acampamento, com curiosidade e muita cautela e familiaridade para descobrir este mundo misterioso e difícil de penetrar.

Homens de marrom e rayn têm cabeças afiadas com orelhas enormes (sejam orelhas anormais) e narizes alongados e fortes.

O vestido é curto, tem pele escura e às vezes de uma cor castanha sem ser branco puro. Quanto às mulheres, eles se distinguem por grandes linhas horríveis (discurso de Dozikonzac), penteando seus cabelos em dois lados curtos, cercando as bochechas e cobrindo com um vestido solto, o que dá a impressão de uma espécie de selvageria”, cujo ramo da mulher ou seja Reno azul, misturado com preto e vermelho .

Esses habitantes montanhosos possuem rebanhos de gado em boas condições, e as tribos vizinhas Hawara adquirem ovelhas e cabras, Bani e Rayen, vão vendendo-as novamente em Meknes na tribo Majal e Meknesah ao norte de Taza e junto aos ramos ocidentais e orientais, além de comercializá-las em Oujda ou na região de Oranian na Argélia.

O mel produzido pelas colméias lá é bem conhecido. Tem boa qualidade e isso se deve à planta “Azeer”, que as abelhas comem, quem produz mel doce e quente, e a erva “Azeer” sem esconder nada, sua utilidade e seu sabor, tem abundantemente no sopé das montanhas Beni e Rayne.

Os assentados vivem em moradias extensas com telhados planos, às vezes montado com base numa única base sólida, estendendo-se para fora do portão daquela habitação, capaz de suportar a neve pesada nas suas zonas, no verão este espaço é utilizado como espaço público, a exemplo dos espaços em Tamist, utilizadas para as discussões animadas e frutíferas.

Dosiconzak tem sido acompanhado por algumas guias, em seu diário de 03 de agosto de 1901. Escreveu o seu livro, como mencionamos acima, foi no diário, ele transmitiu tudo o que viu ou presenciou, de modo que essas notas percebidas como uma viagem curta ou grande .

O objetivo da viagem nesta etapa é de conhecer a zawiya de Sidi Mubarak, ficada ao lado de Wadi Mello (atualmente filiado à comunidade Ras Al-Qasr, distrito de Gersif, antigo distrito de Gersif), tendo em vista que o comboio atravessa este lado ao leste antes de seguir para o oeste.

Os moradores das aldeias de Qamariya e Maychat, geralmente esperam o comboio do xerife, que Dozikonzac considera um meio, disfarçado de comerciante marroquino, perdido num dos caminhos ao redor de Jebel Ahmar.

A próxima noite que o autor anotou foi na aldeia de Mayshat, cujas duas aldeias estão apenas a dois quilómetros de distância, os moradores desta área lutavam com a terrível dor da doença amarela até as pessoas pensavam estar morrendo, tanto que as mulheres puxavam os cabelos e gritando e derramando lágrimas e lamentando este miserável ambiente, com as unhas no rosto de manhã desde cedo, um estado terrível na qual não se parar de chorar até como dizem o céu chora neve.

Esta disputa entre as aldeias da região para acolher o comboio de Sharif Al-Wazzani, lembrava este hesitante comportamento de Dosikonzac descrever Bani e Rayne, os receptivos cheios de calma e ternura.

Tanto os vitoriosos como os derrotados fazem parte das iniciativas do Sharif, eles não deixam todas as partes felizes (...) E assim se passavam os dias sem nenhuma ação social, devido ao ambiente e cenas encantadoras do colonialista, Pueblane .

Continuar no próximo.......

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário-Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 02/06/2022
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