# No Momento - de Uruguaiana : Luz sobe 8,4% / Bolsonaristas tumultuam evento de Lula / Inverno começa com previsão de neve no Rio Grande do Sul / Covid aumenta e Ministério da Saúde anuncia 4a. dose para maiores de 40 anos*

Um jornal de atualidade

21 de junho de 2022

Notícias de última hora

-Luz aumenta 8,4% no Rio Grande do Sul

Reajuste foi autorizado pela Aneel, nesta terça-feira.

Evento com Lula sofre invasão de bolsonaristas

- O lançamento das diretrizes do programa de governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), nesta terça-feira (21), em São Paulo-Capital, sofreu protesto de bolsonaristas que entraram no local chamando o ex-presidente de corrupto.

O ex-deputado federal, Floriano Pesaro, gritou para Alckmin: "Voltou para a cena do crime". Outro manifestante identificado era Caíque Mafra, ex-filiado do PSDB.

Três do grupo foram encaminhados para a delegacia.

Mafra é ativista conservador, e pré-candidato a deputado estadual em São Paulo pelo Republicanos, apoiador do pré-candidato a governador, general reformado Tarcísio de Freitas (Republicanos) e defensor da família Bolsonaro nas redes sociais.

Os manifestantes foram retirados por assessores e seguranças e a polícia foi chamada. Lula chegou a interromper sua fala e abreviou seu discurso. Alckmin ficou em silêncio, com o semblante sério.

Rio Grande do Sul tem previsão de neve em julho, ondas de frio e pouca chuva no inverno que começa hoje

- Quatro ondas de frio e neve em julho são esperadas para a estação, que se estende até as 22h04min de 22 de setembro. As previsões indicam temperaturas típicas de inverno, que deverá ser mais seco devido ao fenômeno La Niña.

Há previsão de chuva em todas as regiões, com mais volume na metade norte do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, o inverno começa com mínima de 11°C e máxima de 18°C.

Ondas de frio

São esperadas quatro ondas de frio durante o inverno, de acordo com a Climatempo. Julho terá temperaturas mínimas dentro da média no Estado, que costumam ficar entre 6°C e 12°C. A primeira será entre o fim de junho e início de julho. Outras duas devem ser registradas em julho: uma na primeira quinzena e a outra, no fim do mês. Em agosto, será a última, com uma massa de ar frio de origem polar com forte intensidade.

Para agosto e setembro, a previsão é do registro de temperaturas dentro das médias para o período, mas haverá dias de calor e temperatura acima da média na última quinzena de setembro.

Geadas

Geadas são esperadas para o Estado durante todo o inverno, as mais fortes para julho. Em agosto também é possível a ocorrência do fenômeno, mas de forma menos abrangente e com menor intensidade do que em julho. Para setembro, quando é esperada a elevação da temperatura, a chance de geada é menor, mas ainda poderá acontecer nos municípios da Serra e do extremo sul do Estado.

Neve

A neve é esperada para julho nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul, como em municípios da Serra, durante a passagem das ondas de frio esperadas para o mês de julho.

— Temos a possibilidade de neve em julho por conta da combinação do aumento da umidade com a passagem de uma frente fria e de uma queda acentuada na temperatura — explica Carine.

Chuva

Devido à ação do La Niña, a expectativa é de chuva abaixo da média na Região Sul nos meses de julho, agosto e setembro. Porém, durante o mês de agosto, algumas áreas do sudoeste gaúcho poderão ter volume de chuva acima do normal. Em setembro, a chuva acima da média poderá ser observada no extremo sul do Estado.

Rio Grande do Sul foi o estado que gastou menos no começo deste ano

- O estado do Rio Grande do Sul teve aumento zero de despesas correntes esta ano, na comparação com março/abril de 2022 - 2021. Os dados são da Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Economia em seu balanço divulgado este mês das receitas e despesas dos estados brasileiros, em que os estado do Rio de Janeiro e do Pará registraram os maiores percentuais de crescimento de receitas correntes.

Pelo lado das despesas correntes, Rondônia (38%) e Roraima (35%) foram os estados com os maiores aumentos no período.

Quanto a poupança corrente - base dos investimentos : estão a frente Amapá (60%) e Mato Grosso (48%) contra Minas Gerais (20%) e Rio Grande do Sul (21%) com os piores desempenhos.

Dívidas

Os estados com menos dívidas não pagas são Brasília - Distrito Federal , Paraíba e Pará contra Rio Grande do Sul, Amapá e Minas Gerais, que detêm maior volume de calotes.

Ministério da Saúde anuncia a quarta dose contra Covid-19 para maiores de 40 anos

Reforço na vacinação surge no momento de nova alta de casos no País

- O Ministério da Saúde - MS - determinou nesta segunda-feira, 20, a ampliação da quarta dose da vacina contra a covid-19 para pessoas acima de 40 anos. Atualmente, a recomendação atende o público com 50 anos ou mais.

Nas últimas semanas, porém, os municípios registraram um novo avanço da doença.

Somente no último sábado (18), o País notificou 19.810 novos casos com crescimento de 15,6% da média móvel em duas semanas.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 21/06/2022
Reeditado em 21/06/2022
Código do texto: T7542376
Classificação de conteúdo: seguro