O chefe do Estado-Maior do Exército israelense no Marrocos.

A visita de uma autoridade militar de alto nível a Marrocos, tem por objetivo dar prosseguimentos às missões militares e estabelecer uma aliança contra as milícias pró-irã

O fortalecimento da parceria militar e segurança para com israelense veio num momento de relação difícil no contexto árabe, que o Israel visa não afetar a cessação das relações diplomáticas, procurando maneiras de convencer Rabat da necessidade de se juntar à aliança de Israel, no sentido de enfrentar as ameaças iranianas e suas milícias.

O Chefe do Estado Maior do Exército Israelense vai também levar Marrocos a manter uma posição favorável na próxima semana.

Espera-se então que o chefe do Estado-Maior do exército israelense, Aviv Kohavi, que chegue a Marrocos neste início desta semana, visando a estudar um conjunto de arquivos bilaterais; sendo a primeira visita oficial deste oficial militar israelense de alto escalão a Marrocos.

Considerando que a região do Oriente Médio mantém uma certa discussão sobre questões políticas e diplomáticas expressivas, enquanto que Rabat segue o seu equilíbrio e tranquilidade, sem cair na guerra de posições, que Israel desenha devido às suas posições e relações clássicas com o mundo árabe.

Os analistas internacionais consideram que esta visita pode ser lida sob dois ângulos principais:

A conclusão de algumas oficinas militares conjuntas do ministro da Defesa israelense com seu homólogo marroquino durante tal visita ao Marrocos tem sua importância no quadro da estabilidade e desenvolvimento das relações em termos de segurança nacional e regional.

Tais atividades entre as partes entram no quadro de acompanhamento constante e dinamismo contínuo, no sentido de dar apoio contra as atividades terroristas no terreno. Bem como tratar dos conjuntos projetos que precisam de um novo impulso e de uma estratégia clara para dar origem à produção de drones de todos os tipos, cujo Marrocos dispõe de sistemas avançados de defesa a ser discutidos pelo ministro da Defesa de Israel durante esta última visita.

O segundo ângulo, ligado às relações internacionais, que busca Israel no sentido de formar uma aliança defensiva contra o Irã e suas milícias implantadas na região.

O Israel sempre vê o Marrocos como um aliado estratégico que pode ser confiável nas circunstâncias mais sombrias, sobretudo após o início da formação de alianças militares lideradas pelas grandes potências, tendo em vista a possibilidade de outros polos a liderar o mundo que emerge após os sinais do desvanecimento da unipolaridade.

Quanto ao Marrocos, ele procura explorar estas transformações para reforçar a qualidade de suas forças armadas, e as potentes armas ocidentais, orientadas para enfrentar este ambiente internacional tenso, objeto de mudanças e crises constantes.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário-Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 18/07/2022
Código do texto: T7562089
Classificação de conteúdo: seguro