# No Momento de Uruguaiana - Diretor da Caixa é encontrado morto na sede do banco em Brasília / Eleitores de Uruguaiana *

Um jornal de atualidade

20/07/2022

Diretor da Caixa é encontrado morto na sede do banco em Brasília

Sérgio Faustino Batista comandava o setor responsável

por receber e acompanhar denúncias internas dos funcionários da Caixa,

como os casos de assédio envolvendo Pedro Guimarães

247 - Foi encontrado morto na noite desta terça-feira (19) o diretor de Controles Internos e Integridade da Caixa Econômica Federal, Sérgio Ricardo Faustino Batista, 54. A informação é de Rodrigo Rangel, do Metrópoles.

O corpo foi achado na área externa do edifício-sede do banco, na região central de Brasília, por vigilantes que estavam de plantão.

A ocorrência foi registrada pela Polícia Civil do Distrito Federal e a Polícia Federal foi comunicada. Ainda sob investigação, apurações preliminares trabalham com um provável suicídio.

A diretoria chefiada por Faustino Batista tinha relação direta com o recente escândalo que se abateu sobre a Caixa: as denúncias de assédio moral e sexual contra seu ex-presidente, Pedro Guimarães.

A Diretoria de Controles Internos e Integridade, a DECOI, é responsável por receber e acompanhar denúncias feitas por funcionários por meio dos canais internos do banco. Quando o caso Guimarães veio à tona, o banco admitiu ter recebido em maio uma denúncia interna sobre assédio por parte do então presidente.

Depois da saída de Guimarães, Faustino Batista permaneceu no mesmo cargo, que havia assumido há pouco mais de seis meses. Ele era funcionário de carreira e antes havia integrado a equipe que assessorava diretamente o gabinete de Guimarães.

ELEIÇÕES 2022

Uruguaiana tem 88 mil eleitores aptos a votar em outubro

A 57ª Zona Eleitoral, composta por Uruguaiana e Barra do Quaraí, tem 91.143 eleitores aptos.

Manuel Neto

- Uruguaiana tem 88.062 eleitores e eleitoras aptos a votar nas eleições deste ano, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizados neste mês. Na 57ª Zona Eleitoral, composta por Uruguaiana e Barra do Quaraí, 91.143 pessoas poderão comparecer às urnas no dia 2 de outubro para escolher presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores, além de senadores, deputados federais e estaduais.

O atual eleitorado da 57ª Zona apresenta uma leve queda comparado aos números da última eleição nacional, em 2018. Naquele ano, havia um total de 91.603 pessoas aptas a votar.

Somente em Uruguaiana também foi observada queda: em 2018 o município tinha 88.820 eleitores. Barra do Quaraí, porém, teve um aumento de pessoas aptas a votar. Eram 2.873 em 2018 e hoje são 3.081.

Do total de eleitores da 57ª Zona Eleitoral, 40.526 (44,46% do eleitorado) não possui biometria cadastrada.

Tanto Uruguaiana quanto Barra do Quaraí adotam durante o pleito o sistema de identificação híbrida. Nesta modalidade, os eleitores que não tiverem cadastrado as impressões digitais para reconhecimento da biometria serão reconhecidos por meio do título de eleitor ou de um documento oficial com foto, como a carteira nacional de habilitação (CNH), o passaporte e a carteira de trabalho.

Brasil e RS

Também conforme os dados do TSE, o Brasil possui 156,4 milhões de eleitores que poderão participar do pleito, número recorde na história do país. São 9,1 milhões de eleitores a mais que em 2018, um crescimento de 6,21%.

As informações do cadastro eleitoral mostram que a maior parte desse eleitorado é formada por mulheres - são 82,3 milhões de eleitoras, número equivalente a 52,65% do total. Os homens são 74 milhões e correspondem a 47,33%.

O número de jovens entre 16 e 17 anos que poderão votar aumentou, passando de 1,4 milhão no pleito de 2018, para 2,1 milhões neste ano.

Já o Rio Grande do Sul terá 8.593.469 pessoas aptas a votar. Destas, 1,1 milhão (12,8%) não serão obrigadas a participar, pois formam o público de 16 e 17 anos ou com mais de 70 anos. Seguindo a tendência nacional, as mulheres se destacam no eleitorado gaúcho, compreendendo 52,65% do total, ante a 47,35% de homens.

----------------------------------------------------------------------------------------

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 20/07/2022
Reeditado em 20/07/2022
Código do texto: T7563666
Classificação de conteúdo: seguro