Oito universidades marroquinas no ranking das 100 melhores da África

Oito universidades marroquinas foram parte do ranking das cem melhores instituições universitárias do continente africano, alcançando um salto qualitativo no nível de presença das universidades marroquinas em rankings internacionais.

De acordo com as listas de rankings de Universidades Mundiais, a Universidade Cadi Ayyad foi posicionada em primeiro lugar no Marrocos e no Magrebe, 19º na África, 18º no mundo árabe e 1.154 no mundo.

Seguiu-se a Universidade Mohammed V, posicionada em 33º na África, 40º no mundo árabe e 1668 internacionalmente.

A Universidade Hassan II está em terceiro lugar no Marrocos, 56º no mundo árabe, 44º na África e 1895 mundialmente.

Na África, a Universidade Ibn Abdullah de Fes está em 59º lugar, e 2279 internacionalmente, classificado em quarto lugar no país.

Uma vez que a Universidade Mohammed VI, Politécnica e a Universidade Ibn Zohr ficaram em 79º na África, bem como a Universidade Ibn Tofail em Kenitra.

Em 10º lugar, ficou a Universidade Moulay Ismail em Meknes, e 90º na África.

Ressaltando que tal Instituição internacional, objeto da classificação adota padrões internacionais precisos na classificação das universidades internacionais por meio do índice de impacto, aqueles relacionados com a pesquisa científica, cujo impacto internacional em todos os campos, através do tipo de artigos científicos, além do índice de abertura no meio ambiente nacional e internacional, e excelência.

Os rankings internacionais pelo ano de 2022 envolvendo mais de 1.600 universidades em 99 países, são os maiores e mais diversos rankings conhecidos até hoje.

A tabela baseou-se sobre 13 indicadores, os quais medem cuidadosamente o desempenho da instituição em quatro áreas: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.

A Universidade da Cidade do Cabo lidera o ranking pelo sexto ano consecutivo, enquanto há duas instituições egípcias e uma nigeriana entre as dez primeiras.

Internacionalmente, os Estados Unidos são o país mais representado no geral com 183 instituições, bem como o mais representado nas 200 maiores instituições.

A China é o quinto maior país em termos de número de instituições dos 200 melhores, superando o Canadá, ficando, portanto, no pé de igualdade com a Holanda.

Seis novos países entraram no ranking, em relação ao ano passado: Azerbaijão, Equador, Etiópia, Fiji, Palestina e Tanzânia.

A Universidade de Harvard lidera o pilar de ensino, e a Universidade de Oxford em termos de pesquisa científica, enquanto a Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau ficou como líder internacional.

De forma geral, 1.662 universidades foram classificadas, e outras 452 listadas sem nenhuma posição de "equivalencia", apresentando dados, e sem atender aos critérios de elegibilidade de classificação e um nível no ranking mundial.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário- Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 07/08/2022
Reeditado em 07/08/2022
Código do texto: T7576886
Classificação de conteúdo: seguro