Sobre trombas, entrevistadores e espinafre

 

Já havia acontecido em 2018, ninguém me contou, eu assisti.

A mesma dupla antipática, William Bonner e Renata Vasconcelos, realizou entrevistas com "presidenciáveis" das eleições daquele ano. Assisti duas, com Marina Silva e Jair Bolsonaro. E ambos foram tratados com desprezo e agressividade pelos repórteres. Alguém pode achar diferente, mas a impressão que me deram foi exatamente esta, uma falta de respeito.

Agora foi pior na entrevista com Bolsonaro. Não parecia uma entrevista mas um julgamento criminal, onde Bonner e Renata, cheios de trombas, eram promotores públicos, ou seja advogados de acusação, e Bolsonaro parecia estar sentado no banco dos réus. Já com Ciro Gomes o clima foi bem outro, mesmo meio impertinentes evitaram grosserias e falácias.

Vocês sabem o que é entrevista? Esses dois acho que não sabem. Uma entrevista se faz mediante convite. E é regra elementar que não se convida ninguém para uma sessão de insultos. Imaginem se Bolsonaro recebesse da Globo um convite mais ou menos nesses termos: "Prezado Senhor Jair Bolsonaro, o senhor está convidado a comparecer dia 22 de agosto, às 20.30 horas, no estúdio de gravação do Jornal Nacional, para ser espinafrado durante 40 minutos pelos nossos repórteres William Bonner e Renata Vasconcelos.".

Eu teria respondido algo assim: -Obrigado, mas não aceito o convite. Guardem o espinafre para o Popeye ".

Vale lembrar que Jô Soares, que foi durante muitos anos entrevistador da Globo, nunca tratou assim os convidados.

 

(Popeye, personagem criado nos Estados Unidos em 1929 por Elzie Segar)