Uma observação sobre pesquisas eleitorais

 

Não sou profeta e não sei quem vencerá as eleições que se aproximam. Entretanto, não aceito essa mania de pesquisa eleitoral, que a mídia trombeteia aos quatro ventos como uma espécie de monomania. Se realmente pesquisa resolvesse a questão, para que votar? Bastaria dar posse aos candidatos que liderassem as pesquisas!

Pois bem, há um fato que precisa ser perfeitamente entendido, com todas as suas implicações, pelo eleitorado. As prévias eleitorais não são gratuitas, são pagas por alguém, são encomendadas. Ora, não estou dizendo que essa ou aquela enquete é fraudulenta, mas considero implícito que, se a pesquisa pode ser encomendada, o resultado também pode. Ou vamos ser tão ingênuos a ponto de acreditar que em muitas décadas e dezenas de países isso nunca aconteceu, ou não pode acontecer no Brasil?

Portanto, não esperem que eu empreste credibilidade a um instrumento já viciado em sua estrutura básica. No dia em que as pesquisas forem gratuitas, acreditarei mais nelas.

 

Em tempo, recomendo a leitura do excelente artigo "Os"datanada ", realidade diante do fato vivo", de Celso Panza, hoje publicado no Recanto.