As duas possiveis faces de um amigo...

É incrivel como o ser humano é um organismo que se deixa facilmente enganar por pequenos fatos. Coisas tão simples que não notamos acabam por nos destruir, mais cedo ou mais tarde e, então é só ai que percebemos o quanto somos frágeis e pequenos...

A amizade deveria ser a coisa mais preciosa que uma pessoa poderia ter, pois com um amigo nunca se está só, com um amigo você se torna o ser mais forte que existe. Por mais que você caia, terá alguém ali ao lado para te dar a mão e te ajudar a levantar e provavelmente para lutar junto e se for o caso morrer com você, ou morrer por você. É essa a noção de amizade que deveriamos ter, ou pelo menos acho que todos deveriam ter.

No entanto, infelizmente nem sempre é isso que ocorre. Há pessoas que se aproveitam da amizade para tirar somente benefícios próprios. Talvez Kant tenha razão, o homem é um ser mau por natureza...

Há pessoas que se aproximam dos outros buscando interesses, que figem ser amigos para depois "passar a perna". E os ingênuos que caem nestas armadilhas, em geral são pessoas que aindam acreditam na bondade do outro, bondade essa que pode não passar de uma farsa.

Não estou dizendo para que se desconfie das pessoas que são seus amigos, mas apenas que esteja atento aos pequenos detalhes. Em muitos casos estes podem fazer a diferença, como por exemplo, as atitudes, pois como alguém já falou "as atitudes falam mais que 1000 palavras..."

Mas se você tiver uma pessoa em que realmente confia e que já provou que é o seu amigo, que já esteve ao seu lado nos momentos em que mais precisava, devo dizer que és uma pessoa de sorte, pois como Khalil Gibran colocou em O Profeta "Vosso amigo é a vossa necessidade satisfeita. Ele é o vosso campo, que semeais com amor e ceifais dando graças. E ele é nossa mesa e vossa lareira. Pois a ele vos achegais com fome, e nele procurais a paz" .

Gabriela Nascimento
Enviado por Gabriela Nascimento em 02/12/2007
Código do texto: T761368
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.