A Urgência da Educação Financeira Nas Escolas

Educação Financeira é o conteúdo voltado a ensinar às pessoas como gerenciar suas próprias finanças. É ensiná-las como gerir o quanto ganham sem terem alguma surpresa ao final do mês. Isso as coloca não somente no controle dos próprios gastos, mas também dá a elas poder de planejar o próprio futuro.

Em primeira análise, de acordo a Agência Brasil, o índice de famílias endividadas bateu recorde em junho de 2022 chegando ao número de 71,4% sendo os vilões o cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal e prestação de carro e de casa. Poder-se-ia dizer que o número alto de famílias com o orçamento comprometido deve-se à crise decorrente da pandemia causada pela Covid-19 e, mais recentemente, da alta do preço do petróleo causado pela guerra entre Ucrânia e Rússia, porém, mesmo em tempo de pujança econômica, o número de famílias que não iam conseguir pagar suas dívidas já era alto.

Além disso, mesmo quem ganha bem mais que um salário-mínimo, tem o nome sujo na praça. Isso deve-se justamente à falta de prática em controlar seus gastos conforme seus ganhos, abusando, por exemplo, do cartão de crédito.

Por tudo isso, vê-se o quão importante é ter nas escolas — tanto públicas quanto privadas — a educação financeira. É urgente, num país como o Brasil, ensinar à população como não só se controlar, mas também seus gastos, mostrando-as formas de gerenciar o quanto ganham e do que irão precisar para alcançar seus objetivos.