Por que adolescentes estão batendo em professores e matando colegas por razões fúteis?"

Começando este texto, gostaria de abordar o tema: "Por que adolescentes estão batendo em professores e matando colegas por razões fúteis?" Para muitas pessoas, a falta de coisas na infância evita esse tipo de ação, mas essa é uma ideia equivocada. Ter acesso a coisas que nossos pais não tinham não define se seremos bons ou maus no futuro. Culpar os pais por oferecerem coisas que não tinham na infância é desnecessário, pois isso não é a causa da violência.

Na realidade, a questão está relacionada à educação e ao apoio que o sistema educacional pode oferecer aos alunos. Sabemos que nem todas as escolas possuem psicólogos para acompanhar e entender o motivo de um aluno apresentar comportamentos estranhos. Nossas escolas muitas vezes não estão preparadas para receber os alunos em sala de aula. Turmas são liberadas por falta de professores, alunos precisam pegar cadeiras em outras salas, e salas com capacidade para 30 alunos acabam acomodando quase 45. Muitas vezes, os alunos não recebem o apoio necessário daqueles que deveriam zelar por sua segurança. Bullying, agressões, perseguições e ameaças são frequentes nas salas de aula, corredores e pátios. Quando procuramos ajuda, o aluno responsável pela agressão é chamado na sala e recebe um esporro, mas nós, vítimas, sofremos as consequências, pois ele sabe quem reclamou.

Não estou tentando justificar a violência. O mais quieto dos alunos pode perder completamente o controle e fazer algo cruel. Mas romantizar a pobreza e afirmar que crescer sem um computador, celular, livros, boa comida e apanhar dos pais evita esse tipo de comportamento é um erro. Na verdade, a agressão leva a um ciclo infinito de violência. Embora seja verdade que a falta dessas coisas não faz necessariamente de uma pessoa ruim, eu sou a prova viva de que sofrer bullying durante toda a vida escolar não é fácil. Mas, ao mesmo tempo, eu gostaria de ter tido a oportunidade de ter acesso a um computador, celular e cultura, pois privar crianças e adolescentes dessas coisas contribui para um mundo em que as pessoas não pensam e não buscam conhecimento.

O papel dos pais é proporcionar aos filhos um lar sem brigas, ódio e violência. Já o papel da escola deveria ser um lugar para proteger, ensinar e também tentar entender por que alguns alunos têm comportamentos agressivos. Deveria haver projetos educacionais com psicólogos na escola para ajudar não só os alunos, mas também as famílias. Não adianta sobrecarregar os coordenadores com essa tarefa, pois eles já têm muitas responsabilidades.

Este texto não tem como objetivo proteger alunos que praticam violência extrema. Estou apenas tentando deixar claro que não ter acesso a computador, celular, comida boa, livros, cultura e lazer NÃO vai evitar que uma pessoa no futuro seja mais um caso de aluno que comete um crime tão horrível. O que realmente ajuda a prevenir essa violência são pais e amigos que busquem entender e ajudar aqueles que sofrem bullying ou têm problemas em casa. Eu sou formada em Licenciatura porque tenho o sonho de ensinar e ajudar as pessoas. Conheço muitos exemplos de professores que nunca fecharam os olhos para comportamentos estranhos de seus alunos, muito pelo contrário, tentaram entender e buscar ajuda.

SAMIRA MONTEIRO
Enviado por SAMIRA MONTEIRO em 29/03/2023
Código do texto: T7751673
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.