DEVER.

O DEVER é obrigação moral, das criaturas para consigo mesma, primeiro, para depois com os outros.

O dever é a lei da vida. Com ele deparamos nas mais ínfimas particularidades, como nos atos mais elevados.

O dever moral não é o dever que as profissões impõem.

Na ordem dos sentimentos, é mais difícil de cumprir, pelo antagonismo, com atrações dos interesses e do coração, sem testemunhas, suas vitórias, não estão sujeitas as repressões das suas derrotas.

O dever íntimo do homem, entregue ao seu livre arbítrio, impotente diante das paixões.

O dever do coração ❤️ elevado, como determina-lo? Onde começa? Onde termina?

O dever princípio para cada um de vós, no mesmo ponto em que ameaça a felicidade, a tranquilidade do próximo.

Deus criou todos indistintamente, iguais para a dor...

Com relação ao bem o critério é diferente, não pratique o mal alegando ignorância...

Em suma, o dever é bravura da alma, assim, como a dor é a sublime providência de Deus por querer que seus filhos não pratiquem o mal, alegando ignorância.

O dever é austero, brando e inflexível, o mais belo lauresl da razão, confere a alma vigor necessário ao desenvolvimento.

O dever cresce, irradia sob a mais elevada forma de estágios superiores da Humanidade, que reflete as virtudes do Eterno...

Extraído, síntese do capítulo XVIII Do Livro S. Espiritismo.

SSA-BA, 30/03/2023.laumenezes .