Lançamento de "O Livro do Clima" de Greta Thunberg

 

(Boas notícias 7)

 

Em extraordinária iniciativa Greta Thunberg lançou pela Penguin Press, editora britânica, "The Climate Book: the facts and the solutions", obra com 464 páginas e colaboração de diversos autores convidados. Trata-se ao que parece (transcrevo abaixo o código de acesso para matéria da Folha Uol) de um corajoso alerta sobre a situação verdadeiramente crítica do planeta, pois já teríamos perdido desde 1994 uma quantidade de gelo equivalente a 13 cubos com 10 quilômetros de aresta. E desde o Acordo de Paris em 2015 o orçamento de carbono, ou quantidade de carbono que ainda poderia ser jogada na atmosfera antes do desastre final, foi gasto em 90 por cento.

O degelo das geleiras, o aquecimento dos oceanos e subida de seu nível são fatos que não podem ser negados.

Esse Apocalipse climático está às nossas portas.

Greta Thunberg declara:

"A verdade inconveniente é que estamos fazendo basicamente nada."

Apesar disso ela não prega o desespero nem o fatalismo:

"Não há tempo para desespero. Nunca é tarde demais para começar a salvar tanto quanto for possível salvar."

O trágico nessa história também é o fato de que inúmeras pessoas atacam Greta Thunberg a torto e a direito inclusive com xingamentos, sem sequer entrarem no mérito da questão.

Em tempo: essa obra deverá ser lançada no Brasil em julho.

 

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2023/04/greta-denuncia-em-novo-livro-encenacao-de-enfrentamento-a-crise-do-clima.shtml