Sacolas Plásticas e meio-ambiente

Na época em que foram lançadas as sacolas plásticas, eram consideradas como algo moderno e cômodo.Atualmente, elas são as vilãs do meio ambeinte, pois o ser humano, em sua maioria, não é capaz de usá-las da maneira correta.Desse modo, houve a criação de leis brasileiras, em âmbito estadual e municipal, proibindo a utilização desse tipo de sacola. Porém, ela não é devidamente respeitada pelos empresários e consumidores.

Não há dificuldade em relatar as consequencias da má utilização dos sacos plásticos , pois, cotidianamente, a mídia as expõe. Um dos problemas gerados é o assoreamento das galerias pluviais, aumentando a incidência de entupimentos e inundações, podendo causar doenças transmitidas através do contato com a água contaminada.

É inegável que as sacolas plásticas são transportadas por intermédio da ação dos ventos para diversos ambientes como, florestas, rios e mares, entre outros locais nos quais são ingeridos por animais que acabam confundindo o saco com alimento, morrendo sufocados, causando um desequilíbrio ambiental.

Com a necessidade de preservação da natureza, é de extrema importância ideias que visem à sustentabilidade. Uma delas é a adesão da população às sacolas biodegradáveis. De fato, elas contribuem para a redução da poluição, pois não agridem o meio ambiente e são produzidas a partir de materiais reciclados. Dessa maneira, também é fundamental que a lei criada para banir as sacolas plásticas, ganhe uma abrangência nacional, pois assim, ela será mais eficaz.

(Rubens Viana Neves Castelo)

Rubens Viana Neves Castelo
Enviado por Darcy Pereira em 07/09/2023
Código do texto: T7880255
Classificação de conteúdo: seguro