SISTEMA DE COTAS - 3/11/6

Há vários anos, discute-se a respeito do sistema de cotas para estudantes em universidades públicas ou entrevistados em emprego baseado na cor de cada indivíduo. Tachar, desta forma, é bom, visto que ajuda prováveis incapacitados, ou ruim, já que pode ser considerado preconceito racial?

Do ponto de vista biológico, não há razões para segregar pessoas de diferentes raças. Vale lembrar, porém, que as distinções entre elas não são apenas visuais: os negros, por exemplo, embora possuam mais proteção contra radiação ultravioleta e mais potencial muscular que brancos, são mais suscetíveis a ter certas doenças. Há outras diferenças, mas inteligência não é uma delas.

Do ponto de vista histórico, há boas razões para se beneficiar raças diferentes da branca, e a principal delas é a escravidão. Visto que o Brasil é composto de muitas pessoas discriminadoras, os negros, principalmente, ainda não integraram o mercado de trabalho de forma satisfatória.

Uma aprovação na faculdade ou ingressão em um emprego causam grande repercussão na vida do cidadão, logo a elaboração de um sistema de cotas exige muita responsabilidade. Provavelmente o critério mais justo é simplesmente o patrimônio educacional, ou seja, o transcorrido estudo em escola pública ou privada.

(Novembro de 2006)

Cláudio Theron
Enviado por Cláudio Theron em 04/01/2008
Reeditado em 14/01/2008
Código do texto: T803084
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.