A ANOREXIA E A MODA - 16/10/6

“Crítica sobre modelos supermagras: a moda deve ser mantida ou devem ser estabelecidos novos critérios na avaliação da beleza feminina?”

Ao contrário do que ocorre com a maioria dos animais, na espécie humana, são as mulheres que usam artifícios para atrair um parceiro. Visto que todo homem precisa de critérios para escolher uma delas, os padrões de beleza começaram a surgir automaticamente.

Tais critérios, quando estabelecidos pela mídia, têm apenas função lucrativa. Cabe à sociedade, portanto, não se permitir influenciar. Se, por um lado, o estilo feminino é tão instável quando a moda, por outro, as preferências dos homens geralmente se mantêm constantes.

A obsessão feminina surge principalmente durante a adolescência, período em que há muitas descobertas e inseguranças. Distúrbios psicológicos, como a anorexia, causam traumas irreversíveis, se a família não ajudar rapidamente. Uma boa educação pode evitar que as filhas se submetam a pôr em risco sua saúde de forma tão cega e ilógica. Os pais de adolescentes devem manter um bom diálogo com os filhos, pois é difícil perceber o problema durante o estágio inicial.

Não vale a pena apontar culpados e sim, soluções. A moda não precisa ser alterada, pois todo ser humano possui certa independência, esta oriunda do livre-arbítrio individual.

(Outubro de 2006)

Cláudio Theron
Enviado por Cláudio Theron em 14/01/2008
Reeditado em 14/01/2008
Código do texto: T816663
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.