A MINHA HOMENAGEM AOS IDOSOS.

O respeito aos idosos, em outros tempos e agora...

O Brasil atravessa , nesta época atual, onde o número de idosos cresce de maneira efetiva ,uma mudança muito grande de comportamentos. Os idosos, de hoje são os jovens de épocas onde o “limite” era obrigatório, em todas as famílias. Meio usado pelos pais e mães, na criação dos filhos. A família se desenvolvia e se encaminhava fundamentada em valores reais e não, em “reais” como valores. Os usos e costumes de então, ainda atendiam muita coisa da família patriarcal e matriarcal, de épocas anteriores. Os nossos pais traziam consigo as lembranças de como foram criados, quando a família tinha uma densidade populacional muito maior no interior. Nascemos pela época em que as indústrias e o comércio foram aumentando em número e tamanho nas cidades, ocasionando um êxodo rural, trazendo as famílias interessadas em mudar de vida.

A correria foi imensa, passando a fazer parte integrante da vida das pessoas, que antes viviam com toda a calma em suas acolhedoras casas, sendo que a família, à medida que aumentava, mantinha-se no interior onde moravam, os filhos casavam-se e, ali permaneciam junto aos pais. Podemos dizer que os idosos de hoje são frutos de uma transição de estilo tranqüilo de vida para outro, completamente, em desenvolvimento, cheio de novidades e descobertas as mais interessantes possíveis. O tempo dos nossos pais, transformaram-se assustadoramente, tal a velocidade que tudo acontecia. Diante das transformações nunca sonhadas, usaram como meio de educação dos filhos muito amor e carinho, porém, acompanhados de muita responsabilidade, que hoje já quase não existe. Tinha que haver muito respeito com relação à família, principalmente, sendo inaceitável o mau comportamento, em todos os sentidos porque, tudo recairia no nome da família e, não só em quem praticou um mau ato.

Dentro da família, então, a hierarquia da idade dos seus elementos, era uma obrigação que não admitia discussão. Existiam leis inrternas que regulavam os procedimentos, os direitos e obrigações, de todos os seus componentes. Principalmente com respeito aos mais idosos, que não podiam de maneira alguma, serem desrespeitados. Eram defendidos e colocados nos melhores lugares da colunafamiliar,

assim, diríamos, como nos tempos dos anciões das Câmaras e Senados de Roma. O tempo foi passando e, hoje, após tanto efeito negativo enraizado nas famílias, o respeito deixou de fazer parte do crescimento familiar. Hoje, tudo está mudado; o respeito, como outros comportamentos, necessários dentro da família, deixaram de fazer parte do seu crescimento e desenvolvimento .

O amor, antes a base principal da estrutura familiar, hoje cedeu lugar para o interesse particular de cada um dos integrantes, trazendo, com isso um clima de competição. No relacionamento , antes lar, agora, simplesmente casa ; e para muitos = hotel, onde os pais e filhos pouco se encontram. E, dentro deles, onde existe um idoso ou idosa, a partir das crianças , ninguém os respeita nem acata as suas opiniões; colocam-nos fora da coluna hierárquica, tolhendo-os em suas opiniões e participações nas soluções dos assuntos, tornando-os em figuras sem importância na história da família. São tratados como se fossem alienados, superados e incapazes de participar, deixando-os, até, em locais da casa os mais escondidos, para evitarem que se “intrometam”, quando houverem visitas inesperadas . Sentem vergonha de apresentá-los.

Se para sua desgraça o idoso ou a idosa ficar surdo ou cego,ou estiver com o mal de Alzheimer ou outras decorrências, além das piadas em que são colocados, são mais , ainda, levados à margem de tudo naquela família. Todos reclamam e dizem que não conseguem suportar o pai ou a mãe, o tio ou a tia, se forem idosos, só dão trabalho, dizem e já dão as sugestões para internação em asilos.

Na rua, no ônibus, nas agências bancárias , em todos os lugares os idosos são tidos como “estorvos”. Nos ônibus é muito comum sentarem nos lugares reservados para eles e, mesmo vendo-os entrar, não os cedem. Os rapazes, jovens estudantes, fingem estar dormindo, ou olham pela janela para não ceder o lugar.. Nas jovens tenho assistido muitos momentos bonitos ao cederem os seus lugares.

Enfim, há muita falta de boa vontade em reconhecer nas pessoas que já viveram bastante e deixaram escritas para todos com quem conviveram, sua história no dia a dia, por muitos anos e, parece-me que o nosso povo está ficando incapaz de gravar como num DVD, a vida dos que vieram antes deles a este mundo maravilhoso que Deus nos deu e escreveram com as suas vidas a sua história. Que, cada um consiga refletir muito, antes de tratar um mal os idosos das suas casas e... todos aqueles que encontrar na sua caminhada durante a sua vida. OS IDOSOS SÃO AS RAÍZES DAS SUAS FAMÍLIAS...

Bene - Ctba. (bgj) DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL !!! - 01/10/2010